Notícias

Jandaia do Sul cancela aulas, atendimentos de saúde e vacinação por causa dos estragos do granizo

Noroeste do Paraná sofreu com uma forte tempestade nesta quarta (08): enquanto Maringá foi tomada por uma ventania, Jandaia do Sul foi toda “perfurada” pelo granizo

Giselle
Giselle Ulbrich
Jandaia do Sul cancela aulas, atendimentos de saúde e vacinação por causa dos estragos do granizo

8 de setembro de 2021 - 23:08 - Atualizado em 9 de setembro de 2021 - 10:44

O município de Jandaia do Sul, que fica a 41 quilômetros de Maringá, no noroeste do Paraná, cancelou diversos eventos na cidade nos próximos dias, por causa dos estragos causados pela chuva de granizo, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (08). Durante a noite, havia fila de moradores na sede da Defesa Civil local tentando conseguir lona para cobrir os telhados das casas.

A prefeitura cancelou as aulas nas escolas municipais por tempo indeterminado, pois várias escolas foram danificadas pelo granizo. O mesmo ocorreu com Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. A orientação da prefeitura é que os moradores entrem em contato com a UBS perto de sua casa, antes de sair em busca de atendimento médico, para ver se a unidade está funcionando. Assim que a prefeitura conseguir mensurar todos os estragos, irá orientar os moradores como proceder.

A vacinação contra a Covid-19 via drive-thru na cidade também foi cancelada, porque a estrutura montada no ginásio de esportes municipal foi toda furada pelo granizo. Nesta quinta-feira (09) seria aplicada a segunda dose da Astrazeneca para pessoas com 59 anos. Porém a imunização está cancelada e nova data será avisada.

Um cerimonial do Departamento de Cultura da prefeitura, que daria posse ao novo Conselho Cultural da cidade, e que ocorreria às 19h desta quarta-feira (08) na Câmara Municipal também foi adiado. Nova data será marcada.

Veja os estragos em Jandaia do Sul:

UFPR

O prédio do campus de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também sofreu com as pedras de gelo. Parte do teto da instituição, que funciona em um prédio da Fundação Educacional Jandaia do Sul (Fafijan), ficou todo perfurado. O granizo chegou até mesmo a invadir salas de aula.

Veja em vídeo o vendaval e o granizo em Maringá e Jandaia do Sul:

Assista também a ventania no aeroporto de Maringá, que levantou uma poeira vermelha na pista de pouso e arrastou um avião no pátio: