Guilherme
Guilherme Becker / Editor

20 de outubro de 2019 - 00:00

Atualizado em 20 de outubro de 2019 - 00:00

Internacionais

Vídeo: visitante registra tubarão devorando outro em aquário 

Biólogo comentou que o tubarão que realizou o ataque convive bem com outras espécies

Vídeo: visitante registra tubarão devorando outro em aquário 
Tubarão é resgatado a noite em Itapema e outro é encontrado morto pela manhã (FOTO: DIVULGAÇÃO/ CORPO DE BOMBEIROS)

Os visitantes do zoológico de Antuérpia, na Bélgica, presenciaram uma cena diferente nesta semana. Enquanto admiravam um imenso aquário, com diversas espécies de animais aquáticos, um homem registrou um vídeo do exato momento que um tubarão-de-pontas-negras-do-recife ataca e devora um tubarão-touro (assista abaixo).

O visitante que registrou as imagens ainda brincou com o zoológico, perguntando se eles haviam sentido falta de algum tubarão no aquário.

Tubarão devora outro em aquário

Parecia que o domingo seria tranquilo no zoológico da cidade portuária da Bélgica. Os visitantes estavam animados e, como sempre, o belo aquário do local atraia muitas pessoas curiosas em ver a vida marinha. Entretanto, um tubarão-de-pontas-negras-do-recife resolveu cometer um ataque contra um animal de outra espécie.

Em um vídeo, registrado pelo visitante Martijn Mostert, é possível ver o animal com um tubarão-touro na boca. Em meio a peixes fofos e vegetação marinha, o tubarão surge com seu companheiro de aquário entre seus dentes. O faminto ainda chacoalha a vítima e logo desaparece novamente no aquário. 

Instantes depois o tubarão com fome retorna ao vidro do aquário, mas, desta vez, o que dá para ver do outro animal é apenas um pedaço da sua cauda.

Assista ao vídeo do ataque tubarão:

Zoológico comenta acidente

Após o vídeo viralizar nas redes, funcionários do zoológico deram entrevista ao jornal RTBF. Um biólogo comentou que, geralmente, os tubarões-de-pontas-negras-do-recife convivem em harmonia com outras espécies, porém, é do instinto do animal o ataque.

“Talvez o instinto deles tenha assumido o controle e o tubarão-tigre que atacou não estivesse bem de saúde”, afirmou o Zoo.

Para garantir a segurança da espécie, o outro exemplar de tubarão-touro foi removido do aquário. “Por precaução, o segundo tubarão-touro foi colocado em outro aquário”, comentou o biólogo.

Tubarão-de-pontas-negras-do-recife

O tubarão-de-pontas-negras-do-recife é encontrado nas águas dos oceanos Índico e Pacífico. Eles frequentam, principalmente a costa da Austrália, a região sul da Ásia e também a costa leste do continente africano. O nome da espécie é por causa de marcas negras presentes em suas barbatanas peitorais e dorsais.

Apesar de agressivo no aquário da Antuérpia, quando está em seu habitat natural, o tubarão-de-pontas-negras-do-recife geralmente se alimenta de peixes, caranguejos, lagostas, polvos e lulas. Às vezes eles também aparecem se alimentando de algumas cobras. 

O porte desta espécie não é grande e não oferece grande risco ao homem.