Internacionais

Vacina contra Covid-19 Covaxin recebe aprovação para uso emergencial da OMS

Reuters
Reuters
Vacina contra Covid-19 Covaxin recebe aprovação para uso emergencial da OMS
Profissional de saúde prepara dose de vacina contra Covid-19 Covaxin para aplicação em centro de vacinação em Nova Délhi

3 de novembro de 2021 - 12:04 - Atualizado em 3 de novembro de 2021 - 12:05

Por Anuron Kumar Mitra e Shivani Singh

BENGALURU (Reuters) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira que concedeu aprovação para uso emergencial à vacina contra Covid-19 da farmacêutica indiana Bharat Biotech, abrindo caminho para que o imunizante seja aceito como uma vacina válida em muitos países pobres.

A OMS tuitou que seu grupo de assessoria técnica determinou que os benefícios do imunizante, conhecido como Covaxin, superavam significativamente os riscos e que ele atende aos padrões da OMS para proteção contra a Covid-19.

A decisão sobre a Covaxin, que era esperada na semana passada, foi adiada porque o grupo consultivo da agência buscou esclarecimentos adicionais da Bharat Biotech antes de conduzir uma avaliação final de risco-benefício para o uso mundial da vacina.

O Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização da OMS também recomendou o uso de Covaxin em duas doses, com um intervalo de quatro semanas, em todas as faixas etárias acima de 18 anos. Essas recomendações estão em linha com as orientações sobre a administração de vacina.

A Covaxin recebeu autorização de uso emergencial na Índia em janeiro, mesmo antes da conclusão de seu último estágio de testes, que mais tarde mostrou uma eficácia de 78% contra a Covid-19 de qualquer gravidade.

(Por Shivani Singh, Chandini Monnappa e Anuron Kumar Mitra em Bengaluru; reportagem adicional de Jose Devasia em Kochi)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2838))

REUTERS PVB ES

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHA20TK-BASEIMAGE