Internacionais

Presos americanos ganham tablets do governo para se comunicarem com as famílias

O aparelho também contém livros e materiais de estudo

Aline
Aline Taveira / Produtora com informações do Extra e da AP
Presos americanos ganham tablets do governo para se comunicarem com as famílias
(Foto: Divulgação/Securus Technologies)

9 de junho de 2021 - 15:52 - Atualizado em 9 de junho de 2021 - 15:52

Detentos de uma prisão de Oklahoma, nos Estados Unidos, começaram nesta semana a receber tablets especiais, como parte de um plano do Departamento de Correções do estado para ressocialização

Os dispositivos, especialmente projetados pela empresa de comunicações penitenciárias Securus Technologies, incluirão conteúdo gratuito como políticas penitenciárias, acesso a uma biblioteca jurídica, alguns livros e materiais educacionais e de autoajuda. De acordo com o Extra, os presos também podem pagar para receber música, filmes, jogos e programas de televisão, bem como para enviar e receber mensagens de familiares. O acesso à internet, no entanto, é controlado. 

Em entrevista à AP, Mike Carpenter, chefe de serviços técnicos e operações do Departamento de Correções de Oklahoma, explicou o motivo da adoção dos tablets:

“Normalmente, os presidiários que desejam receber treinamento educacional ou vocacional devem ser acompanhados até uma sala de aula ou local do programa. Mas agora os presos podem receber esses serviços diretamente no tablet”.

Por questão de segurança, o tablet é feito de um material transparente.