Internacionais

Presidente do México elogia vice dos EUA após visita e vê nova fase

Reuters
Reuters
Presidente do México elogia vice dos EUA após visita e vê nova fase
Presidente do México Andrés Manuel López Obrador e a vice-presidente dos EUA Kamala Harris

9 de junho de 2021 - 16:24 - Atualizado em 9 de junho de 2021 - 16:26

Por Dave Graham

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que seu país está em uma fase completamente nova nas relações com os Estados Unidos nesta quarta-feira, um dia depois de uma visita da vice-presidente norte-americana, Kamala Harris, à Cidade do México.

Qualificando Kamala como uma “mulher extraordinária”, López Obrador disse que as reuniões, durante as quais os dois países concordaram em aprofundar os laços econômicos e investir para melhorar as condições na América Central para conter a imigração ilegal, foram “muito boas”.

“É uma fase completamente nova”, disse ele aos repórteres em uma coletiva de imprensa de rotina do governo. “Foi uma reunião tão boa que a chamei de ‘presidente'”.

A visita de Kamala Harris será seguida por uma viagem do chefe de Segurança Interna dos EUA, Alejandro Mayorkas, no dia 14 de junho para trabalhar com o México em maneiras de suspender restrições ligadas à pandemia na fronteira em comum, disse o ministro mexicano das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard.

Como as restrições não seriam suspensas todas de uma vez, os EUA e o México coordenariam a reabertura, e as conversas com Mayorkas aconteceriam em 15 de junho, acrescentou ele.

Durante a visita, Kamala Harris também destacou o interesse de Washington em ajudar o México a implantar uma nova reforma trabalhista que visa melhorar os direitos dos trabalhadores.

Sindicatos dos EUA e do Canadá querem que o governo mexicano aprimore direitos do trabalho organizado para elevar os salários e diminuir os incentivos para terceirizar empregos no México.

(Por Dave Graham)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5818A-BASEIMAGE