Internacionais

Presidente da Câmara dos EUA decide nesta semana inquérito sobre ataque ao Capitólio

Reuters
Reuters
Presidente da Câmara dos EUA decide nesta semana inquérito sobre ataque ao Capitólio
Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, em Washington

23 de junho de 2021 - 12:21 - Atualizado em 23 de junho de 2021 - 12:26

WASHINGTON (Reuters) – A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, decidirá nesta semana se cria um comitê especial para investigar o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio, tuitou seu vice-chefe de gabinete, Drew Hammill, na terça-feira.

Citando fontes a par da decisão, mais cedo na terça-feira a Reuters e outros veículos de notícias dos EUA relataram que Pelosi decidiu criar o comitê.

“Um esclarecimento sobre a reunião desta noite do Comitê de Direcionamento e Diretrizes. A presidente Pelosi disse aos membros que planeja anunciar SE criará um comitê seleto NESTA SEMANA. Sua preferência continua sendo uma comissão bipartidária que senadores republicanos estão bloqueando”, disse Hammill no Twitter.

Mais cedo, senadores republicanos impediram a criação de uma comissão bipartidária fora do Congresso.

Centenas de apoiadores do então presidente dos EUA, Donald Trump, invadiram o Capitólio no dia 6 de janeiro para tentar impedir a certificação da vitória eleitoral do presidente, Joe Biden, após um discurso incendiário de Trump diante da Casa Branca. O episódio de violência deixou cinco mortos, incluindo um policial do Capitólio.

Trump tem repetido a alegação falsa de que sua derrota se deveu a uma fraude eleitoral, o que diversos tribunais, autoridades eleitorais estaduais e uma análise de seu próprio governo refutaram.

(Por Richard Cowan)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5M0XN-BASEIMAGE