Internacionais

Presidente chinês diz que pretende aprofundar relações com a Coreia do Norte

Reuters
Reuters
Presidente chinês diz que pretende aprofundar relações com a Coreia do Norte
Presidente chinês, Xi Jinping, e líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em Pyongyang

9 de outubro de 2020 - 20:53 - Atualizado em 9 de outubro de 2020 - 20:56

Por Josh Smith

SEUL (Reuters) – Em mensagem de parabéns a Kim Jong Un pelo aniversário de fundação do partido governista da Coreia do Norte, o presidente chinês, Xi Jinping, disse que pretende aprofundar as relações com Pyongyang, informou a mídia estatal norte-coreana no sábado (horário local).

“Temos a intenção de defender, consolidar e desenvolver com sucesso as relações China-Coreia junto com os companheiros coreanos e impulsionar o desenvolvimento duradouro e estável da causa socialista dos dois países”, disse Xi, segundo a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA.

Sábado marca o 75º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia, e entre os eventos está um grande desfile militar que pode apresentar alguns dos mísseis balísticos de longo alcance da Coreia do Norte pela primeira vez desde 2018.

Xi afirmou estar “muito satisfeito” com as conquistas da Coreia do Norte nos últimos anos, envolvendo-se com países estrangeiros diante de dificuldades e desafios, informou a KCNA.

Depois de anos de relações frias em que a China se juntou aos Estados Unidos e outras nações na imposição de sanções à Coreia do Norte por causa de suas armas nucleares e programas de mísseis balísticos, Xi e Kim se encontraram cinco vezes em 2018 e 2019. A ofensiva diplomática norte-coreana incluiu uma reunião de Kim com o presidente dos EUA, Donald Trump.

Embora a Coreia do Norte diga que não houve casos confirmados do novo coronavírus, o fechamento rigoroso da fronteira e outras medidas impostas para prevenir um surto prejudicaram ainda mais sua economia, que depende fortemente do comércio com a China.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG981J8-BASEIMAGE