(Reuters) – A Pfizer e a BioNTech apresentaram novos dados de temperatura à Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) que, como disseram nesta sexta-feira, poderiam permitir que sua vacina contra Covid-19 seja armazenada em refrigeradores de farmácia, e não em instalações de armazenamento ultrafrias.

Se aprovadas, as exigências de armazenamento menos onerosas ofereceriam um alívio logístico considerável para a distribuição da vacina, particularmente em países de renda mais baixa que não têm a infraestrutura necessária.

A vacina Pfizer/BioNTech, assim como a vacina de duas doses da Moderna, obteve autorização de uso emergencial nos EUA e está sendo distribuída amplamente, parte dos esforços de vacinação em massa do país.

Os dados novos foram encaminhados à FDA em apoio a uma proposta de atualização do selo de uso emergencial atual que permitiria que as ampolas de vacina sejam armazenadas entre 25 e 15 graus Celsius negativos por até duas semanas como alternativa ao armazenamento em um congelador de temperatura ultrabaixa.

“Os dados apresentados podem facilitar o manuseio de nossa vacina em farmácias e proporcionar uma flexibilidade ainda maior a centros de vacinação”, disse o presidente-executivo da BioNTech, Ugur Sahin.

O selo atual da Pfizer/BioNTech exige que a vacina seja armazenada em um congelador ultrafrio com temperaturas entre -80ºC e -60ºC, e a empresa pede que seja transportada em contêineres especiais.

(Por Manojna Maddipatla em Bengaluru e Ludwig Burger em Frankfurt)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1I0ZE-BASEIMAGE

19 fev 2021, às 11h58. Atualizado às 12h01.
Mostrar próximo post
Carregando