Internacionais

Nasa adia novo lançamento teste de espaçonave da Boeing

Reuters
Reuters
Nasa adia novo lançamento teste de espaçonave da Boeing
Cápsula em foguete da Nasa preparado para lançamento.

29 de julho de 2021 - 19:35 - Atualizado em 29 de julho de 2021 - 19:36

(Reuters) – A Nasa e a Boeing adiaram uma tentativa de lançamento da cápsula CST-100 Starliner da empresa para a Estação Espacial Internacional, que estava marcada para a sexta-feira, após cosmonautas russos a bordo da estação reportarem um problema com um novo módulo que foi atracado ao posto avançado.

O adiamento do lançamento foi anunciado pela Nasa, um dia antes da data marcada para a saída da Starliner do Centro Espacial Kennedy, no Estado da Flórida, em cima de um foguete Atlas V da Boeing Lockheed Martin.

Um lançamento teste anterior da Starliner em 2019, também sem tripulantes, terminou em uma falha quase catastrófica na hora de se atracar com a estação espacial. 

A contagem regressiva para o novo voo-teste foi suspensa após cosmonautas na estação espacial informarem o controle de missões de Moscou sobre dificuldades com o recém-chegado módulo Nauka, após a atracação com laboratório em órbita horas antes.

“A Nasa e a Boeing decidiram desistir do lançamento de sexta-feira e da tentativa de missão de voo orbital Test-2”, afirmou a Nasa em comunicado, acrescentando que as equipes avaliam a próxima oportunidade de lançamento possível. 

(Por Steve Gorman; reportagem adicional de Rithika Krishna)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6S1J0-BASEIMAGE