Internacionais

Moscou diz que plano da Otan sobre Rússia mostra acerto em decisão de romper laços

Reuters
Reuters
Moscou diz que plano da Otan sobre Rússia mostra acerto em decisão de romper laços
Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov em São Petersburgo

22 de outubro de 2021 - 08:55 - Atualizado em 22 de outubro de 2021 - 08:55

MOSCOU (Reuters) – O Kremlin afirmou nesta sexta-feira que a adoção pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de uma nova estratégia focada na Rússia confirma que a decisão tomada por Moscou de romper laços com a aliança militar ocidental estava correta.

Os ministros da Defesa da Otan concordaram com um novo plano nesta semana para se defenderem de um potencial ataque russo em múltiplas frentes, reafirmando o objetivo principal da aliança de dissuadir Moscou, apesar de um foco cada vez maior na China.

Dias antes, a Rússia rompeu relações ao fechar sua missão diplomática na Otan e a missão da aliança militar em Moscou, depois de a Otan expulsar oito russos acusados de espionagem.

“Não há necessidade de diálogo nestas condições e (a adoção de) tal conceito pela Otan confirma isso novamente”, disse o porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov em um briefing.

“A Rússia nunca teve quaisquer ilusões sobre a Otan. Sabemos a natureza dessa aliança… Essa aliança não foi criada para a paz, ela foi concebida, desenhada e criada para a confrontação.”

(Reportagem de Dmitry Antonov)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9L0L5-BASEIMAGE