Internacionais

Grã Bretanha envia mil ventiladores para ajudar Índia

Reuters
Reuters

2 de maio de 2021 - 14:01 - Atualizado em 2 de maio de 2021 - 14:01

LONDRES (Reuters) – A Grã Bretanha enviará outros 1.000 ventiladores para a Índia, disse o governo no domingo, aumentando seu apoio enquanto o sistema de saúde da Índia luta para lidar com um grande aumento de casos de COVID-19.

A Índia relatou mais de 300.000 casos diários por mais de 10 dias consecutivos, deixando hospitais, necrotérios e crematórios sobrecarregados.

O governo britânico havia concordado anteriormente em enviar 600 dispositivos médicos, incluindo ventiladores e concentradores de oxigênio.

“Este apoio ajudará a atender com urgência algumas das necessidades agudas da Índia, particularmente oxigênio para os pacientes”, disse o secretário de Relações Exteriores Dominic Raab em um comunicado. “Estamos determinados a ajudar nossos amigos indianos em suas horas de necessidade.”

Outras nações, incluindo Estados Unidos, Alemanha e Paquistão, também estão fornecendo suporte, já que o número de infecções diárias na Índia atingiu 392.488, com um número total de mortes de mais de 215.000.

Apesar da crise de saúde, o governo de Modi reluta em impor um bloqueio nacional, mas quase 10 estados indianos e territórios da união impuseram algum tipo de restrição.

(Reportagem de William James)