Forças de Mianmar entram em conflito com moradores na região do delta; mídia reporta 20 mortos

(Reuters) – Forças de segurança de Mianmar entraram em conflito com moradores armados com catapultas e bestas durante uma busca por armas na região do delta do rio Ayeyarwady neste sábado e imprensa local publicou que pelo menos 20 pessoas foram mortas.

O noticiário da televisão estatal afirmou que três “terroristas” foram mortos e dois acabaram presos no vilarejo de Hlayswe quando forças de segurança foram apreender um homem acusado de conspiração contra o Estado.

Um porta-voz da junta militar não respondeu aos pedidos da Reuters por comentários sobre a violência no vilarejo do município de Kyonpyaw da região Ayeyarwady. A Reuters não pôde confirmar a contagem de maneira independente.

O exército tem sofrido para impor controle desde que derrubou a líder eleita Aug San Suu Kyi após uma década de reformas democráticas que haviam aberto um Estado que já fora isolado.

Uma reunião entre o líder da junta Min Aung Hlaing e enviados da Associação de Países do Sudeste Asiático (ASEAN) na sexta-feira motivou irritação em partes de Mianmar neste sábado. Chegaram a colocar fogo em uma bandeira da Associação em Mandalay, segunda cidade mais populosa do país.

Os conflitos começaram antes do amanhecer de sábado em Hlayswe, cerca de 150 kms ao noroeste da principal cidade Yangon, para onde soldados disseram que foram em busca de armas, segundo pelo menos quatro veículos de imprensa e um morador.

(Por Reuters)

5 jun 2021, às 13h40.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO
Mostrar próximo post
Carregando