Internacionais

Ex-secretário de Defesa dos EUA Donald Rumsfeld morre aos 88 anos

Reuters
Reuters
Ex-secretário de Defesa dos EUA Donald Rumsfeld morre aos 88 anos
Ex-secretário de Defesa dos EUA Donald Rumsfeld

30 de junho de 2021 - 19:04 - Atualizado em 30 de junho de 2021 - 19:06

Por Will Dunham

30 Jun (Reuters) – O poderoso ex-secretário de Defesa dos Estados Unidos Donald Rumsfeld, que foi o principal arquiteto da guerra do Iraque até que o presidente George W. Bush o substituiu quando os Estados Unidos se viram em impasse após três anos e meio de conflito, morreu aos 88 anos, anunciou a família em comunicado nesta quarta-feira.

“É com profunda tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento de Donald Rumsfeld, um estadista americano e devotado marido, pai, avô e bisavô”, disse o comunicado. “Aos 88 anos, ele estava cercado pela família em sua amada Taos, no Novo México.”

A nota não informou quando Rumsfeld morreu.

Rumsfeld, um dos homens mais poderosos a ocupar o cargo, levou carisma e um estilo bombástico ao Pentágono, projetando a abordagem vigorosa do governo Bush para os assuntos mundiais.

Com Rumsfeld no comando, as forças dos EUA rapidamente derrubaram o presidente iraquiano Saddam Hussein, mas não conseguiram manter a lei e a ordem depois disso, e o Iraque mergulhou no caos com uma insurgência sangrenta e violência entre muçulmanos sunitas e xiitas. As tropas dos EUA permaneceram no Iraque até 2011, muito depois de ele deixar seu posto.

Rumsfeld desempenhou um papel importante antes da guerra, defendendo ao mundo a invasão de março de 2003. Ele alertou sobre os perigos das armas de destruição em massa do Iraque, mas nenhuma dessas armas foi descoberta.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702))

REUTERS TR PF

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5T1FP-BASEIMAGE