Internacionais

EUA dizem que conversas nucleares com Irã recomeçam no final de semana

Reuters
Reuters
EUA dizem que conversas nucleares com Irã recomeçam no final de semana
Vice-secretária de Estado norte-americana, Wendy Shermann, em Istambul

9 de junho de 2021 - 16:09 - Atualizado em 9 de junho de 2021 - 16:11

Por Humeyra Pamuk

WASHINGTON (Reuters) – As negociações entre o Irã e as potências mundiais sobre como reativar o acordo nuclear de 2015 serão retomadas neste final de semana, disse a vice-secretária de Estado norte-americana, Wendy Sherman, nesta quarta-feira, acrescentando que a eleição presidencial iraniana de 18 de junho é um complicador.

“Sei que a negociação recomeçará neste final de semana”, disse Sherman durante um evento virtual organizado pelo centro de estudos German Marshall Fund.

“Acho que se fez muito progresso, mas, com base na minha própria experiência, até o último detalhe ser acertado, e digo acertado mesmo, não saberemos se temos um acordo”, disse Sherman, uma das principais negociadoras dos Estados Unidos no pacto original.

As conversas almejam fazer com que EUA e Irã voltem a obedecer os termos do pacto histórico, segundo o qual Teerã concordou com restrições ao seu programa nuclear para tornar mais difícil obter material físsil para uma bomba em troca da suspensão de sanções dos EUA, da União Europeia e da Organização das Nações Unidas (ONU).

Houve cinco rodadas de conversas indiretas entre EUA e Irã desde abril, e a próxima deve começar em Viena no sábado, disse uma fonte a par do assunto à Reuters, e também o principal negociador iraniano, segundo uma citação da mídia estatal do regime.

Mas uma série de barreiras permanece, o que sugere que a volta do cumprimento do pacto ainda está distante, disseram quatro diplomatas, duas autoridades iranianas e dois analistas.

(Reportagem adicional de Parisa Hafezi em Dubai e Arshad Mohammed em Washington)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5817M-BASEIMAGE