Internacionais

Crítico do Kremlin Navalny é transferido de prisão para local desconhecido

Reuters
Reuters
Crítico do Kremlin Navalny é transferido de prisão para local desconhecido
Alexei Navalny

12 de março de 2021 - 12:27 - Atualizado em 12 de março de 2021 - 12:31

MOSCOU (Reuters) – Crítico do Kremlin, Alexei Navalny foi transferido de uma instalação de detenção na região russa de Vladimir, onde foi detido no mês passado, a um local desconhecido, disse um de seus advogados nesta sexta-feira.

Navalny, um dos críticos mais proeminentes do presidente russo, Vladimir Putin, foi transferido de uma prisão de Moscou no mês passado para cumprir uma pena de cerca de dois anos e meio depois de um veredicto que o Ocidente repudiou por apontar motivação política.

Inicialmente, ele ficou detido na prisão de Kolchugino de Vladimir, região a nordeste de Moscou. À época, a agência de notícias Tass relatou, citando uma fonte das forças da lei, que Navalny estava sendo detido no local para cumprir uma quarentena antes de ser levado para a colônia penal IK-2, também na região de Vladimir.

Vadim Kobzev, um de seus advogados, disse que visitou o cliente na quinta-feira, mas que outro advogado tentou vê-lo nesta sexta-feira, mas foi informado que Navalny havia sido transferido para outro local.

“A prisão disse que ele não estava lá, e foi tudo”, disse Kobzev à Reuters, acrescentando que Navalny estava com boa saúde no dia anterior.

Citando leis de proteção de informações pessoais, uma porta-voz do Serviço Penitenciário Federal disse que não podia revelar dados sobre o paradeiro de Navalny.

O opositor de 44 anos foi preso em janeiro ao voltar da Alemanha na esteira de um tratamento por envenenamento com o que muitos países ocidentais dizem ter sido um agente nervoso.

(Por Anton Kolodyazhnyy, Polina Nikolskaya e Vladimir Soldatkin)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2B141-BASEIMAGE