Internacionais

CORREÇÃO-Fauci vê vacinas contra Covid-19 para crianças no final de 2021 e necessidade de doses de reforço

Reuters
Reuters
CORREÇÃO-Fauci vê vacinas contra Covid-19 para crianças no final de 2021 e necessidade de doses de reforço
Anthony Fauci em audiência no Senado dos EUA

19 de maio de 2021 - 17:29 - Atualizado em 19 de maio de 2021 - 17:32

(Corrige 1º parágrafo para retirar referência sobre idades de crianças)

Por Trisha Roy e Amruta Khandekar

(Reuters) – Crianças norte-americanas provavelmente poderão receber vacinas contra Covid-19 até o final deste ano ou o primeiro trimestre de 2022, disse o doutor Anthony Fauci, principal especialista dos EUA em doenças infecciosas, em um evento nesta quarta-feira.

No início deste mês, os Estados Unidos abriram caminho para o uso da vacina contra Covid-19 da Pfizer e da parceira BioNTech em adolescentes de 12 anos e acima.

Fauci também observou a necessidade de vacinas de reforço dentro de cerca de um ano após a primeira vacina.

“Acredito que quase certamente precisaremos de um reforço em algum momento dentro de cerca de um ano depois de recebermos a primeira porque a proteção durável contra o coronavírus geralmente não é vitalícia, como a de sarampo”, disse ele.

Também no evento, o executivo-chefe da Pfizer, Albert Bourla, disse que provavelmente existe a necessidade de vacinas de reforço entre 8 e 12 meses. Em abril, ele declarou à rede CNBC que as pessoas “provavelmente” necessitariam de uma terceira dose de reforço de vacinas contra Covid-19 dentro de 12 meses.

Mas cientistas estão questionando tal necessidade devido à falta de dados para se tomar uma decisão bem informada.

Há um avanço considerável na garantia de igualdade de acesso a vacinas, acrescentou Fauci, ressaltando que estas deveriam estar disponíveis em localizações geográficas facilmente acessíveis a minorias como lição para a próxima pandemia.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4I1A7-BASEIMAGE