Notícias

Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner promove o evento Health Pitch Day

Kauana
Kauana
Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner promove o evento Health Pitch Day

27 de fevereiro de 2020 - 00:00 - Atualizado em 6 de julho de 2020 - 11:17

Em parceria e com a realização do Laboratório de Inovação em Inteligência Empreendedora (LABIIE) e o apoio da aceleradora Condor Connect, o Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (IBEG), por meio do seu Centro de Inovação, promove o Health Pitch Day, um evento de seleção de startups para a área de saúde que ocorrerá no próximo dia 12/03.

O que é o IBEG?

O Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner é uma unidade operacional da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (mantenedora do Hospital Erasto Gaertner). É um Instituto genuinamente nacional de desenvolvimento de tecnologias e fabricante de produtos para saúde, tendo em sua missão o objetivo de trazer soluções periódicas para a área, de modo a facilitar a recuperação dos pacientes e aumentando a segurança dos procedimentos médicos.

Mas afinal o que é startup?

As Startups são modelos de negócio que investem em tecnologias avançadas, modelos de trabalho simples e otimizados, com o mindset disruptivo voltado para a inovação do mercado. Fazendo uso da criatividade, oferecendo produtos ou serviços com melhor custo/benefício aos seus clientes, além de experiências, muitas vezes, ainda não conhecidas do público em geral, as startups passam a existir no mercado para atender a uma nova demanda.

E o que startup tem a ver com a área de saúde?

Bom, não é de hoje que este universo de inovação e crescimento mútuo chegou também para a área de saúde. Hoje, as grandes empresas da área de saúde têm encontrado dificuldades para se manter no mercado, e investir em processos mais otimizados, melhoria da relação entre médicos e pacientes, e no avanço em pesquisas tem se mostrado um grande diferencial.

O investimento em empresas de segmento Healthcare foi o 6º mais escolhido entre os empreendedores. Grandes organizações e centros de incubação e aceleração investem esforços na expansão de uma cultura de desenvolvimento de novos negócios em Healthcare. por isso, é possível encontrar grandes empresas que buscam reinventar esse setor, trazendo benefícios a pacientes, clínicas e laboratórios de diversas formas.

Trabalhando com o ecossistema empreendedor em Curitiba há mais de 4 anos, o Labiie com o apoio do Condor Connect está conduzindo este processo de inovação disruptiva para dentro do Hospital Erasto Gaertner, ajudando o IBEG a implantar um Centro de Inovação na área de saúde.

O objetivo é potencializar o uso da tecnologia oferecida por Startups para atender as dores e necessidades do ecossistema hospitalar nos processos de gestão e operação hospitalar, bem como o desenvolvimento de novos produtos e automação de processos: deste modo, reduzem-se custos e a eficiência é potencializada. Com isto pretende-se elevar o HEG e o IBEG como um centro de inovação e excelência de referência nacional.

Para o desenvolvimento das Startups será utilizada a metodologia i2e do Labiie, especificamente desenvolvida para o aprimoramento das habilidades e desenvolvimento das competências do empreendedor, juntamente com a mentoria e experiência de mercado da aceleradora Condor Connect na gestão de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Os investimentos em inovação e mindset disruptivo que uma cultura de Startups incorpora para dentro do segmento de saúde só contribui para o desenvolvimento de um ecossistema cooperativo bem como para o fortalecimento do HEG e do IBEG, contribuindo para o avanço de pesquisas, desenvolvimentos e inovação tanto para a melhoria de atendimento e de vida de pacientes quanto para a rotina e qualidade de vida dos profissionais.

A expectativa é de que com a implantação de um Centro de Inovação no Hospital Erasto Gaertner seja uma tendência para a geração de grandes resultados no futuro, para que o HEG e o IBEG possam se tornar referência nacional em medicina cada vez mais precisa no âmbito dos diagnósticos, objetiva e assertiva em processos e, mais próxima, no que concerne ao relacionamento entre pacientes e médicos.

Para participar, basta enviar os dados juntamente com a apresentação em arquivo do seu pitch para o e-mail: pitch@labiie.com.br informando uma pessoa para contato com e-mail e celular e aguardar a confirmação da sua agenda para o dia da apresentação.