Empreendedorismo

Inovar nem sempre é criar coisas novas: Como reinventar a água

Kauana
Kauana
Inovar nem sempre é criar coisas novas: Como reinventar a água

25 de março de 2020 - 00:00 - Atualizado em 6 de julho de 2020 - 11:17

A água é a fonte da nossa vida e desde os primórdios da humanidade tem sido o berço das civilizações. Para a nossa atualidade, a nossa responsabilidade com o meio ambiente é crescente e o consumo racional e sustentável dos recursos naturais está cada vez mais sendo exigido de nós e por nós mesmos. Sendo a água este insumo primordial, se torna uma de nossas maiores preocupações para a sobrevivência da humanidade para as próximas gerações. A pergunta é a seguinte, como um elemento tão antigo pode trazer inovação para o mercado? Quem responde esta pergunta para nós e a startup “Água + Pura”.

A startup “Água + Pura” foi criada pelos seus fundadores João Lara e Haroldo Nocera, dois empresários que já estão no mercado há muito tempo e usam a experiência a seu favor. João Lara é arquiteto e possui mais de 20 anos de experiência no mercado de arquitetura e construção civil. Haroldo Nocera é industriário e possui mais de 20 anos de experiência na indústria de automação e vending machines. A pergunta é, o que esses dois que trabalham em áreas tão diferentes tem a ver com a água? Bom, a resposta é bastante simples, assim como eu e você, eles dependem de água para viver o seu dia a dia.

E foi assim que surgiu a ideia da startup “Água + Pura”, da necessidade que temos de água no nosso dia a dia. “Você já parou para pensar quantos litros de água bebe por dia? E alguma vez você já se viu em apuros porque ficou sem água para beber e, na correia do sue dia a dia, teve que comprar alguma garrafinha de água?”, perguntou o João em nossa entrevista. Analisando bem, de fato passamos alguns apuros quando o nosso estoque de água acaba. Para algumas pessoas, é vital evitar a desidratação rápida e por isto acabam sempre adquirindo uma garrafinha de água em alguma loja de conveniência, cafés ou padarias no trajeto.

A “Água + Pura” resolve dois problemas de uma só vez: “Nós projetamos uma vending machine que é capaz de alimentar o seu recipiente de água, independente da capacidade dele, ou se você estiver sem o recipiente, a máquina ainda te oferece a opção de comprar um. É mais barato, é mais rápido e ainda ajuda a preservar o ambiente”, comentou Haroldo, quando realizou o pitch do Condor Connect para apresentar a sua startup. “Imaginei a quantidade de garrafa pet que eu sozinho vou economizar. Vale a pena.”, reforçou o João, que é o CEO da startup.

João é um empreendedor determinado, observador, ousado e, acima de tudo, criativo, fato este que pode provar com a sua excelente trajetória profissional. Para ele o desafio é o estímulo para a vida, e o desafio que a startup pretende romper é implementar novos hábitos de consumo e de inovações no mercado. Com a startup os empreendedores João e Haroldo pretendem ser inusitados e buscar novas soluções simples para soluções ultrapassadas, facilitando o dia a dia dos usuários e oferecendo novas experiências.

Mas os dois não chegaram até aqui por acaso não. Como bons empreendedores e com muita experiência no mercado, também já passaram por inúmeras dificuldades até então. Apesar da idade, demonstram um entusiasmo e uma energia que muitos jovens empreendedores ainda não têm no olhar, mas o que ficou marcante em nossa entrevista foi relatado pela própria equipe, quando comentaram sobre os fatos mais relevantes que aprenderam durante todas as suas experiências: “a humildade de saber escutar, proatividade em avaliar, a honestidade de saber sugerir e a simplicidade de saber que tem muito a aprender.”

Como lição de motivação deixaram duas frases que achamos muito importantes para os empreendedores que estão começando a sua jornada. A primeira é a de Nelson Mandela: “Eu nunca perdi, eu ganho ou aprendo”. Outra do inusitado Albert Einstein: “Se a princípio a ideia não é absurda, então não há esperança para ela”. Faça como a “Água + Pura”, reinvente a forma tradicional de fazermos as coisas simples.

Fique atento. Neste ano de 2020 use o universo das startups para fazer o seu projeto de inovação acelerar.  Entre em contato através do e-mail connect@condor.com.br e oi@labiie.com.br e agende uma visita. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua inovação.