27 de agosto de 2020 - 13:51

Atualizado em 3 de setembro de 2020 - 15:39

Smart Cities Software maringaense que facilita a gestão de cidades é premiado internacionalmente

Por José Nascimento

Smart Cities                 Software maringaense que facilita a gestão de cidades é premiado internacionalmente

“Ser o elo entre o Poder Público e o cidadão em diversas áreas e, ainda, dar suporte às prefeituras na execução de serviços, facilitando a gestão de pessoas, equipamentos e materiais”. É dessa forma que Roman Arceri, Ceo Brasil, define o MuniDigital, um software no conceito de Cidade Inteligente.
O aplicativo é certificado pelo CAF (Banco de Desenvolvimento de América Latina) como “startup de inovação tecnológica para governos” e ainda pelo Banco Mundial, como “modelo em ‘tech’ digital de gestão e transparência. Ele também acabou de ser escolhido uma das 15 startups a ser acelerada, num programa do BrazilLAB.


“É a tecnologia reduzindo despesas, aproximando pessoas e contribuindo no processo de cidadania”, destaca Maurício Sestopal, criador do MuniDigital. A mais recente aplicação da ferramenta é no acompanhamento dos casos de Covid-19 e dengue pelas secretarias de saúde.

“As ferramentas facilitam o acesso aos dados. Agora, com as funcionalidades, conseguiremos dar mais agilidade e fluidez nas informações relacionadas ao coronavírus. Dados como casos notificados, suspeitos, encerrados e descartados são informações diárias e, que agora, avançam na questão de rapidez da transparência”, afirmou o secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, quando da instalação do sistema na cidade.
O projeto, nascido na Argentina, tem um braço no Brasil e está em vários países da América Latina e até na Europa.

Na Espanha, faz parte da linha de frente das “startups” que oferecem soluções dentro do conceito de “smart cities”. “O MuniDigital integra as prefeituras com a população, ajuda na gestão e otimiza recursos, gerando grande economia de tempo e dinheiro mesmo”, resume Maurício.
O software pode ser implantado em qualquer cidade e o investimento é proporcional ao número de habitantes.

“São diversas aplicações disponíveis, como se pode ver, que facilitam o trabalho, dão agilidade nos processos, economia e evitam reclamações dos munícipes’, explica Roman. Segundo ele, com a ferramenta bem integrada e gerida, a administração pública pode criar um sistema de monitoramento, gestão e solução dos mais diversos problemas da cidade. Além das soluções de relacionadas à Saúde, o MuniDigital tem módulos de serviços públicos, obras, assistência social, turismo, inspeções, qualidade alimentar, controle de árvores e acompanhamento de animais, mas outras funcionalidades podem, no decorrer do tempo, ser desenvolvidas, de acordo com as necessidades da Prefeitura


De um pedido para fechar um buraco na rua, ao plantio de uma árvore, até a castração de um animal e, agora, registros da Covid, o MuniDigital consegue dar suporte a execução do trabalho. “A Prefeitura, os gestores, o próprio prefeito e até a comunidade podem acompanhar o caso, resolver e fazer a prestação de contas, com responsáveis, prazo previsto, investimento e consumo de materiais”, explica Maurício, destacando a transparência proporcionada pelo software.


A instalação do MuniDigital não é complexa e o sistema “conversa” com outros meios digitais existentes na prefeitura. “Já são mais de 100 cidades usando em todo o mundo e com sucesso, como Maringá e Cordoba, na Argentina, por exemplo”, cita Roman. “O conceito de “smartcities”, cidade inteligentes, é a solução para o gestor público que quer resolver problemas de forma rápida, ágil e econômica, pois tudo está na palma da mão”, finaliza Maurício Sestopal.

Smart Cities Software maringaense que facilita a gestão de cidades é premiado internacionalmente

SERVIÇO
Conheça nosso site: munidigital.com.br

En este contexto de crisis ambiental, presentamos nuestra app de Arbolado 🌳🌴. La misma facilita el planeamiento de…

Publicado por MuniDigital em Sexta-feira, 28 de agosto de 2020
Contato
Roman Arceri
(44) 99994-7935
roarceri@munidigital.com.br