24 de setembro de 2020 - 20:00

Atualizado em 28 de setembro de 2020 - 17:00

Como transformar crise em oportunidade

Por José Nascimento

Como transformar crise em oportunidade

Se uma crise traz perda e tristeza, um empreendedor de verdade vê que fazer negócios e gerar transformação. No Paraná, a famosa geada da década de 70, além do frio trouxe prejuízos, mortes, mas também reinvenção e transformação. Isso, no caso de quem estava disposto a mudar de papel e posição.

Pois foi o que aconteceu com o empresário Mário Gazin, que você está acompanhando a história aqui pelo blog do TOP DE GESTÃO no RIC MAIS. Ele, que de sapateiro e padeira virou empreendedor e construiu uma companhia que tem cerca de 9 mil funcionários, 300 lojas e faturamento de R$ 5 bilhões, conta como superou a crise da “Geada Negra”, que devastou a agricultura e empresas no Paraná.

Logo após a forte geada, que aconteceu por volta de 1975, a maior de todos os tempos já registrada no estado do Paraná, Mário Gazin mudou os rumos da sua pequena loja de moveis e eletrodomésticos. Qual foi a estratégia do seu Mário? Qual foi o caminho que ele percorreu, visto que a cidade onde estava, que até então tinha 30 mil habintantes, viu sua população, literalmente, vender o que tinha, pegar suas coisas e buscar outros centros?

Neste série de conversas do #TOPDEGESTÃO, aqui no blog do RIC MAIS, lições importantes de quem já passou momentos de crise e que podem ser úteis no atual momento, em que passamos pelas incertezas causadas pela pandemia do novo coronavirus que, além de vidas, tem matado empresas, negócios e até sonhos. Como se reposicionar num cenário assim. Não deixe de ver o vídeo que apresentamos a seguir, nem as demais matérias da série.

Mário Gazin mostra que uma das chaves para seu sucesso é ter uma visão diferenciada, olhar de otimismo e oportunidade.

“Uma visão empreendedora independente da situação”, faz toda a diferença, destaca seu Mário.

Dá um play no vídeo e se gostar, compartilha na sua rede esta história inspiradora.

Como transformar crise em oportunidade

Confira outros episódios da série

Episódio 1 – Segredos e histórias do ex-sapateiro que virou empresário e hoje fatura R$ 5 bi bilhões.

Episódio 3 – Que tal você trabalhar num lugar onde você “vira” árvore?

Episódio 4 – Conheça a fama e folclóre da META na Gazin.