Inova Mais

Google adia função de bloqueio de cookies no Chrome até fim de 2023

Reuters
Reuters
Google adia função de bloqueio de cookies no Chrome até fim de 2023
Logo do navegador Google Chrome

24 de junho de 2021 - 16:39 - Atualizado em 24 de junho de 2021 - 16:42

Por Paresh Dave

(Reuters) – O navegador de internet do Google, Chrome, não receberá recurso de bloqueio de cookies até o final de 2023, afirmou a Alphabet nesta quinta-feira, em um anúncio que adia em quase dois anos uma decisão que tem atraído preocupações de autoridades de defesa da concorrência e competidores.

O Google tinha informado que pretendia bloquear os cookies de empresas de publicidade que coletam dados de navegação dos usuários a partir de janeiro de 2022. Mas rivais acusaram a companhia de ter intenção de obter uma participação de mercado maior em publicidade digital.

Depois de uma investigação, a Autoridade de Competição e Mercados do Reino Unido (CMA) fez acordo neste mês com o Google para supervisionar as mudanças no Chrome. O Google afirmou que a nova diretriz de lançamento do recurso de bloqueio de cookies veio em linha com o acordo.

“Precisamos agir em um ritmo responsável, permitindo tempo suficiente para discussão pública sobre as soluções corretas para anunciantes e para a indústria de publicidade migrarem seus serviços”, disse Vinay Goel, diretor de engenharia de privacidade para o Chrome em comunicado.

Representantes da CMA não puderam ser contatados de imediato para comentar o assunto nesta quinta-feira.

O Google está trabalhando com a indústria de publicidade sobre tecnologias que possam substituir os recursos de rastreamento dos cookies enquanto protegem melhor a privacidade online.

A empresa agora pretende escolher as novas tecnologias até o final do próximo ano, fazer os testes finais e então gradualmente ir retirando os cookies de rastreamento a partir de meados de 2023, se a CMA aceitar.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5N19I-BASEIMAGE