Coronavírus

Paraná é o estado da região Sul com mais gente na rua durante a pandemia

O índice isolamento social do Paraná está bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde para combater o novo coronavírus, que é de 70%

Gabriel
Gabriel Azevedo
Paraná é o estado da região Sul com mais gente na rua durante a pandemia
(Foto: Divulgação/AEN)

30 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 30 de abril de 2020 - 00:00

O Paraná tem o menor índice de isolamento social entre os estados da região Sul do Brasil. De acordo com um levantamento realizado na última terça-feira, 28 de abril, o estado registra uma taxa de 45%, contra 45,2% em Santa Catarina e 47,3% no Rio Grande do Sul. Dos 27 estados brasileiros, o Paraná ocupa a 22ª colocação no ranking de isolamento social.

O número foi calculado pela empresa In Loco com base nas informações de geolocalização dos celulares. A empresa faz o rastreamento ao integrar uma API em aplicativos de parceiros. A base de dados tem 60 milhões de dispositivos cadastrados no Brasil.

Isolamento social

O índice isolamento social do Paraná, que chegou em 69,6% no dia 22 de março, está bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater o novo coronavírus (covid-19), que é de 70%.

De acordo com os dados, os paranaenses afrouxaram os cuidados ao longo das últimas semanas e não estão respeitando as medidas de confinamento para evitar a propagação do novo coronavírus.

Segundo o Ministério da Saúde, maior for o índice de isolamento social, menor é a chance de estressar o sistema de saúde.

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Paraná subiu para 1.407 nesta quinta-feira (30). Ao todo, são 86 mortos.