Economia

Ibovespa tem leve alta apoiado em ações de commodities

Reuters
Reuters
Ibovespa tem leve alta apoiado em ações de commodities
Sede B3

27 de setembro de 2021 - 11:55 - Atualizado em 27 de setembro de 2021 - 12:00

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) – O principal índice brasileiro de ações tinha leve alta apoiado em ações de commodities, com investidores à espera pela evolução de eventos políticos e econômicos de Brasil e Estados Unidos, enquanto observam o desenrolar de possíveis crises na China.

Às 11:42, o Ibovespa mostrava valorização de 0,21%, aos 113.515,91 pontos. o giro financeiro da sessão era de 8,38 bilhões de reais.

“A expectativa é de Bovespa podendo buscar alta”, afirmou o economista-chefe do banco digital Modalmais, Alvaro Bandeira, em nota a clientes.

Segundo profissionais do mercado, os negócios são balizados nesta segunda-feira por expectativas em relação à votação do Congresso dos EUA envolvendo o teto de gastos do governo. Além disso, são aguardados discursos de integrantes do Federal Reserve, que podem dar novas pistas sobre a velocidade de um aperto monetário no país.

Por aqui, além da ata da última reunião do Copom, que na semana passada subiu a Selic em 1 ponto percentual, a 6,25% ao ano, os relatórios de gestores de recursos a clientes alertam para votação legislativa dos precatórios, o que abriria espaço para o programa federal Auxílio Brasil, com consequências sobre o respeito ao teto de gastos.

Simultaneamente os agentes seguem atentos a temas em ebulição na China, com possíveis crises imobiliária e de energia podendo contaminar as economias local e global.

O banco central chinês prometeu proteger consumidores expostos ao mercado imobiliário e injetou dinheiro no sistema bancário, num sinal de que pode tomar medidas para conter os riscos de uma quebra da incorporadora Evergrande. [L1N2QT12K]

Em outra frente, falhas no fornecimento de energia estão suspendendo atividades em diversas fábricas na China, à medida que o impacto econômica aumenta.

Embora tenha tido queda na sexta-feira, o índice acumulou alta de 1,65% na semana passada.

DESTAQUES

– USIMINAS recuava 1,7%. A siderúrgica anunciou nesta manhã que vai paralisar as operações de seu alto forno 2 da usina de Ipatinga (MG) por até 150 dias devido a um incidente em 24 de setembro.

– PETROBRAS PN subia 1,8%, montada na forte alta das cotações do barril do petróleo, para as máximas em três anos de quase 80 dólares o barril. PETRORIO avançava 4,7%.

– BRF tinha ganho de 5,5%, estendendo ganhos da sexta-feira, após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter aprovado sem restrições a compra de ações da empresa pela rival Marfrig, que também crescia 4,8%.

– SANTANDER BRASIL tinha elevação de 3,7%, numa sessão também positiva para o setor bancário, após o Banco Central revelar que o estoque de crédito no Brasil subiu 1,5% em agosto sobre o mês anterior e que a taxa média de juros subiu, mas a inadimplência ficou estável. BRADESCO tinha incremento de 1,4% e ITAÚ UNIBANCO era elevada em 0,8%.

– VALE era apreciada em 1,1%, esta refletindo a continuada recuperação dos preços do minério de ferro.

– Fora do Ibovespa, INFRACOMMERCE disparava 10,2%. A companhia de comércio eletrônico anunciou a compra da Synapcom por cerca de 773 milhões de reais em dinheiro, quatro meses após ter concluído sua oferta inicial de ações (IPO).

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH8Q0SE-BASEIMAGE