Notícias

Hydro anuncia R$1,3 bi para trocar combustível da Alunorte

Reuters
Reuters
Hydro anuncia R,3 bi para trocar combustível da Alunorte
Vista aérea da refinaria de alumina Alunorte em Barcarena

13 de dezembro de 2021 - 10:04 - Atualizado em 13 de dezembro de 2021 - 10:05

SÃO PAULO (Reuters) – A norueguesa Hydro decidiu investir 1,3 bilhão de reais na refinaria de alumina Alunorte, em Barcarena (PA), em projeto de troca de combustível da unidade por fonte menos poluente, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira.

Segundo a companhia, o projeto substituirá óleo combustível pesado por gás natural e reduzirá as emissões anuais de CO2 da refinaria em 700.000 toneladas.

As obras serão iniciadas no primeiro trimestre de 2022, permitindo a operação com o novo combustível em 2023.

“Estamos empenhados em investir no desenvolvimento da maior refinaria de alumina do mundo e em reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, disse o vice-presidente executivo da Hydro Bauxita & Alumina, John Thuestad, em nota.

“Este projeto é um marco em nossa estratégia de sustentabilidade e uma importante demonstração de nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento local no Estado do Pará.”

O investimento é fundamental na estratégia climática da Hydro e para o compromisso global de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 30% até 2030, acrescentou a empresa.

O polo industrial de Barcarena carece de um licenciamento ambiental conjunto, afirmou o Ministério Público Federal à Reuters na semana passada, após incêndio em galpão de produtos químicos industriais da mineradora multinacional Imerys.

As plantas industriais de Barcarena têm licenças ambientais individuais.

(Por Roberto Samora)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBC0KW-BASEIMAGE