Startups tem alto potencial de crescimento em escala e vem para mudar mercados tradicionais. Já são mais de 12 mil startups cadastradas na ABS STARTUPS, a Associação Brasileira de Startups. Grandes empresas também buscam inovar por meio das startups, que muitas vezes desenvolvem produtos e processos que atendem demandas industriais, reduzindo custos e melhorando entrega de valor aos clientes.

A PUCPR, por meio da Aceleradora Hotmilk, criou um novo programa de aceleração de startups, o SPEED UP, que tem como diferencial atender startups em diferentes níveis por das chamadas “fabricas” de ideias, produtos e negócios. A proposta é que cada startup seja assessorada de acordo com seu grau de maturidade. A aceleradora recebe empreendedores de todo o ecossistema e oferece a oportunidades de captação de investimento por meio de parcerias com fundos de investimento para acelerar negócios. Os representantes dos fundos acompanham o processo e fazem parte da apresentação final das startups, após o ciclo da aceleração.

A Fábrica de Ideias auxilia empreendedores a validar hipóteses e transformá-las em um negócio. A Fábrica de Produtos foca nos testes do MVP (Mínimo Produto Viável) no mercado, além de mentorias para validar o modelo de negócios. Já a Fábrica de Negócios visa a estruturação da empresa e o crescimento das vendas. Ao final do ciclo, acontecem as rodadas de investimento com fundos parceiros.

O processo de desenvolvimento das startups conta com o apoio de uma rede de mentores composta por especialistas e empresários com conhecimento técnico em áreas essenciais para o desenvolvimento do negócio. Startups precisam de suporte para validar seu mercado alvo e formar um time completo para o negócio conseguir uma fatia do mercado. As que já possuem produto pronto e realizam vendas, querem captar rodadas de investimento. A Hotmilk oferece esse suporte, identificando qual a necessidade de cada startup de acordo com o seu estágio. Possui ainda o acesso à laboratórios e recursos humanos da Universidade, além de estar inserida em um ambiente de Tecnoparque. A aceleradora também possui experiência em programas de inovação aberta, identificando demandas de grandes empresas e conectando às startups. Isso gera um potencial de negócio diferenciado para as empresas que orbitam esse ecossistema.

Para mais informações sobre o programa, rede de mentores e como participar, acesse o site.

30 ago 2019, às 00h00.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO
Mostrar próximo post
Carregando