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Hackathon mobiliza 6 mil jovens a criar soluções que visem a sustentabilidade

Os jovens das equipes que alcançarem o primeiro lugar em cada um dos três eixos estabelecidos serão contemplados com um Troféu de Excelência

Rodrigo
Rodrigo Sigmura / Editor-Chefe
Hackathon mobiliza 6 mil jovens a criar soluções que visem a sustentabilidade
(Foto: Unsplash)

5 de julho de 2021 - 21:22 - Atualizado em 5 de julho de 2021 - 21:22

A organização social GERAR realiza, entre os dias 2 e 27 de agosto, a 1ª Maratona Hackathon GERAR – ODS2030. O objetivo é destacar que o mundo pode ser melhor a partir de um desenvolvimento sustentável e que a transformação está mais perto do que se pode imaginar.

O projeto será desenvolvido pelos cerca de seis mil aprendizes em formação na GERAR – jovens entre 14 e 23 anos, inseridos no mercado de trabalho por meio da Lei da Aprendizagem.

Eles desenvolverão soluções sociais e educacionais, por meio de jogos e aplicativos. O hackathon terá duração de 16 horas e conferirá, ao final, certificado aos participantes. Os melhores projetos serão premiados.

A energia e olhar criativo do jovem, aliado à experiência da instituição e à uma mentoria qualificada, permitirão que os aprendizes pensem em soluções viáveis para criar um mundo melhor, por meio da tecnologia, e alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS2030).

As soluções serão pensadas em grupos, cada um com cerca de 10 jovens, o que ajudará também no desenvolvimento de habilidades interpessoais, as chamadas softs skills. Estima-se que sejam criados 600 projetos durante a maratona. Os educadores da instituição e mentores voluntários apoiarão no desenvolvimento da solução, orientando na viabilidade e relevância da proposta.

“A GERAR, por meio de suas ações, alinhadas a sua missão, encoraja um ambiente onde os jovens podem exercitar sua liberdade criativa e o olhar para as questões coletivas, enquanto indivíduos que atuam ativamente no seu próprio processo de desenvolvimento pessoal e na transformação social das realidades onde vivem”,

afirma a Gerente de Formação da GERAR, Jacheline Fabiani.

Resultado

O resultado será definido, inicialmente, por um Comitê de Educadores do Programa Aprendiz Legal, que classificará os 12 melhores projetos para cada um dos três pilares do desafio (veja abaixo) e enviará para a avaliação de um Comitê Técnico formado por profissionais convidados. Este, por sua vez, submeterá os três melhores projetos de cada um dos quatro pilares para a votação pública que acontecerá no período de 15 a 17 de setembro de 2021, no Facebook da GERAR.

O resultado dos ganhadores do primeiro, segundo e terceiro lugar para cada um dos eixos será anunciado dia 22 de setembro de 2021. Os jovens das equipes que alcançarem o primeiro lugar em cada um dos três eixos serão contemplados com um Troféu de Excelência.

Outro objetivo é colocar em prática as melhores ideias pensadas pelos jovens, o que deve acontecer num segundo momento, após a definição dos resultados.

Eixos

As soluções pensadas pelos jovens devem se encaixar em algum dos três eixos pré-estabelecidos: Social, Econômico ou Ambiental. Cada eixo será composto pelos ODS2030. As equipes participantes deverão buscar e desenvolver soluções sociais “gamificadas” (uso de elementos de jogos), de cunho educativo e social, ou propostas de aplicativos. “Ações gamificadas trazem maior engajamento, ensinam de forma divertida, dinâmica e construtiva. Podem trazer grandes mudanças e resolver problemas de forma motivadora e prazerosa”, explica Jacheline.

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