Notícias

Há certa preocupação com eventual impacto de volatilidade de criptoativos, diz diretora do BC

Reuters
Reuters
Há certa preocupação com eventual impacto de volatilidade de criptoativos, diz diretora do BC
Sede do Banco Central em Brasília

16 de novembro de 2021 - 12:38 - Atualizado em 16 de novembro de 2021 - 14:24

BRASÍLIA (Reuters) – A diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos​ do Banco Central, Fernanda Guardado, afirmou nesta terça-feira que existe “certa preocupação” com a volatilidade que os criptoativos podem trazer ao sistema financeiro, mas não para agora.

Em webinário promovido pela Aberj, ela afirmou que os criptoativos são vistos mais como um ativo financeiro e um investimento pelos brasileiros em meio à busca por ativos no exterior.

“Há uma certa preocupação com os impactos que a volatilidade desses ativos podem trazer diante de uma demanda muito grande, de um avanço muito grande dentro de balanços de fundos, e portfólios e bancos no tempo, não agora”, afirmou.

Sem especificar a moeda, Guardado afirmou que um volume de 20 bilhões já é observado em criptoativos detidos por brasileiros. Segundo dados até setembro do BC, o estoque total já alocado historicamente pelos brasileiros em criptoativos é de 12 bilhões de dólares.

Sobre a moeda digital brasileira, ela afirmou que a CBDC ainda está em fase embrionária e que o BC quer tocar o tema “com bastante cuidado”.

(Por Marcela Ayres)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHAF0SW-BASEIMAGE