Guilherme Rivaroli
Minuto Riva

Por Guilherme Rivaroli

Notícias
Guilherme Rivaroli

IGNORÂNCIA

#covid #vacina #cuidados #riva #rivaroli #brasil #vacinação

IGNORÂNCIA
(Foto: Ilustração)

24 de setembro de 2021 - 12:09 - Atualizado em 24 de setembro de 2021 - 15:11

MINUTO DO RIVA: NÃO TEM COMO NEGAR REALIDADE

1 ano, 6 meses e 11 dias. Esse é o tempo que estamos vivendo em pandemia de Covid-19. Ainda assim, vemos pessoas negando o óbvio, e brigando por isso: mesmo vacinados, precisamos manter o máximo de cuidados possível, ainda que tenhamos grande cobertura vacinal.

Me recordo que, quando entrevistei especialistas lá no começo dessa loucura, um deles me disse que há sempre dois caminhos – ou o o vírus se fortalece e tende a se extinguir, ou muta, vai perdendo forças e se mantém perene, sendo assim, facilita a propagação e replicação, sendo que reprodução é a função desses seres, esta última, a tendência que estamos notando agora.

Porém, a ignorância só tem uma cura: informação (educação).

A vacina não é panacéia ou salvo conduto para esquecermos de cuidados básicos. Vacinados podem e se contaminam, o que diminui é força da carga viral. A vacina causa leves infecções, que ensinam a memória imunológica a combater a doença, como acontece com a gripe. Não há doses experimentais e, sim, emergenciais. Outra coisa importante – distanciamento, máscara e higiene das mãos são fundamentais. Não é concebível que haja brigas por pedidos de uso de proteção (como vista em um posto, em Curitiba, na quinta-feira) e, ou até mortes, como vimos e estamos vendo. Pensemos na comitiva brasileira, em Nova York – há um pequeno surto, entre os integrantes, entre eles vacinados e não vacinados, muitos, não se importando com cuidados essenciais – deu no que deu.

Vacinação e cuidados!

Testagem e, em breve, veremos grandes shows, estádios lotados e churrascos abarrotados de amigos!

Estamos vencendo!!!

Vivas à ciência, o conhecimento, à ponderação, o equilíbrio emocional e à educação!

Era isso!

Sorte e paz!!!

Me siga nas redes sociais: @rivarivaroli e @rivarolioficial (instragram)