Notícias

Golfinhos raros aparecem no Litoral do PR

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

18 de abril de 2018 - 00:00 - Atualizado em 18 de abril de 2018 - 00:00

Os golfinhos raros no Litoral Paranaense apareceram em uma área de transição entre um rio e o mar (Foto: Reprodução/ CEM-UFPR)

Grupo misto de golfinhos-pintados e de golfinhos-nariz-de-garrafa foi avistado em um monitoramento de rotina no Litoral Parananense

Duas espécies de golfinhos raros no Litoral Paranaense foram avistados, no dia 9 de abril, por uma equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar (CEM) da UFPR. A aparição do grupo misto de golfinhos-pintados (Stenella frontalis) e de golfinhos-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) aconteceu durante um monitoramento de rotina em uma área de transição entre um rio e o mar. 

Segundo a bióloga Camila Domit, a primeira espécie não é comum no litoral paranaense, mas pode ser avistada quando há maior produção primária na região, já que segue as correntes com mais alimento. Já a segunda pode ser encontrada nas áreas costeiras, principalmente na região da Ilha dos Currais e Figueira. Assista ao vídeo resgistrado pelos pesquisadores:

“Nosso litoral é bastante produtivo, o que atrai estes organismos do topo de cadeia trófica. Enquanto eles estiverem utilizando a área e com boa condição de saúde, significa que temos um litoral bem conservado”, afirma Camila.

A bióloga alerta que, com base nos resultados das pesquisas do laboratório, percebe-se que muitas espécies de golfinhos começam a apresentar doenças características de animais estressados pela degradação do ecossistema. “Isso indica que está na hora de cuidarmos da nossa região, para que a situação não se agrave e, no futuro, afete também a nossa saúde”, alerta a bióloga.

Leia também: