Economia

GM adota tom otimista sobre resultados do ano, apesar da falta de chips

Reuters
Reuters
GM adota tom otimista sobre resultados do ano, apesar da falta de chips
Logotipo da General Motors (GM)

27 de outubro de 2021 - 10:04 - Atualizado em 27 de outubro de 2021 - 10:05

Por Ben Klayman e Paul Lienert

DETROIT, Estados Unidos (Reuters) – A General Motors divulgou nesta quarta-feira resultados mais fortes do que o esperado pelo mercado para o terceiro trimestre, apesar de uma queda na receita e no lucro, e disse que o resultado anual vai ficar no topo de sua previsão.

A GM disse que o lucro ajustado por ação no trimestre passado caiu para 1,52 dólar, de 2,83 dólares um ano antes, e citou a escassez global de semicondutores como motivo. Os analistas esperavam 0,96 dólar por ação.

A receita caiu para 26,8 bilhões de dólares, de 35,5 bilhões no mesmo trimestre do ano passado, enquanto o lucro caiu para 2,4 bilhões de dólares, de 4 bilhões um ano antes.

O lucro ajustado antes de juros e impostos (Ebit) caiu de 5,3 bilhões para 2,9 bilhões de dólares, enquanto a margem líquida recuou de 11,4% para 9%.

“Agora acreditamos que os resultados anuais da GM se aproximarão do limite superior de nossa projeção, que é um Ebit ajustado na faixa de 11,5 bilhões a 13,5 bilhões de dólares”, disse a presidente-executiva da montadora, Mary Barra, a acionistas.

A empresa disse que o impacto negativo no resultado foi parcialmente compensado por fortes preços em picapes e utilitários esportivos (SUVs) e um acordo com o fornecedor LG Electronics para cobrir a maior parte dos 2 bilhões de dólares previstos em custos relacionados ao recall dos elétricos Bolt.

O fluxo de caixa livre ajustado do setor automotivo da GM foi negativo em 4,4 bilhões de dólares, em comparação com 9,9 bilhões positivos no ano anterior. A GM disse que a queda refletiu o impacto do estoque de veículos inacabados que estão aguardando semicondutores para serem finalizados.

“Esperamos limpar a maior parte de nosso estoque, mas prevemos que algum estoque permanecerá no final do ano” disse a empresa.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH9Q0U6-BASEIMAGE