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Fui aprovado no auxílio emergencial, como receber? Descubra agora

Trabalhadores informais, autônomos, desempregados e MEIs que se cadastraram para receber o auxílio emergencial no site ou App da Caixa devem acompanhar a solicitação

Caroline
Caroline Berticelli / Editora
Fui aprovado no auxílio emergencial, como receber? Descubra agora
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

15 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 21 de julho de 2020 - 13:54

Mais de 35 milhões de brasileiros já se inscreveram no site e no aplicativo da Caixa Econômica Federal para solicitar o benefício, liberado durante a pandemia do novo coronavírus. Para acompanhar o andamento do pedido e saber se foi aprovado no auxílio emergencial, o inscrito deve entrar na sua solicitação, informando o seu CPF, e observar o que aparece no item “situação”.

Calendário  da Segunda parcela do Auxílio Emergencial: veja aqui

É importante lembrar que o auxílio só vai para análise após o cadastro estar finalizado. 

Como saber se o benefício foi aprovado 

Caso o auxílio emergencial tenha sido aprovado, irá aparecer a seguinte mensagem: 

Situação: aprovado

Seu auxílio emergencial foi aprovado!

Seu auxílio emergencial será depositado na sua conta da poupança da Caixa

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Mensagem para aprovados no auxílio emergencial do Governo. (Foto: Reprodução)

Mas se o status ainda estiver como “em análise” é necessário esperar mais alguns dias até que a Caixa consiga avaliar o castrado. 

Fui aprovado no auxílio emergencial, como irei receber?

O crédito será feito na conta indicada no momento da solicitação do auxílio que pode ser em qualquer banco – ou será aberta automaticamente uma conta digital na Caixa para crédito.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o crédito para quem solicitou o benefício pelo site ou App da Caixa começará a ser liberado nesta quinta-feira (16)

A data de pagamento obedecerá três calendários diferentes:

  • um para inscritos no Bolsa Família;
  • um para inscritos Cadastro Único para Programas Sociais do Governo (CadÚnico) 
  • um para que se inscreveu através do site da Caixa ou do aplicativo

Por isso, o trabalhador deve estar atento para não confundir o seu calendário com o de outra categoria. 

Datas das parcelas

O auxílio emergencial será pago em em três parcelas. Confira as datas de liberação para inscritos pelo site ou no aplicativo:

  • primeira parcela: após o dia 16 de abril, pagamento em até cinco dias úteis após a inscrição
  • segunda parcela: entre 27 e 30 de abril
  • terceira parcela:  entre 26 e 29 de maio

Calendário de saques do auxílio emergencial

A partir da data do depósito, o beneficiário que forneceu seu banco de preferência já poderá movimentar o dinheiro conforme preferir. Porém, aquele que precisou abrir uma conta automática na Caixa deverá seguir algumas regras. São elas: 

  • poderá efetuar transferências ilimitadas entre contas da Caixa ou fazer gratuitamente até três transferências para conta em outros bancos por mês;
  • poderá pagar boletos de água, telefone, luz, entre outras, sem a cobrança de nenhum taxa;
  • deverá seguir o calendário estipulado pela Caixa para realizar saques.
Saque do benefício

Para evitar aglomerações nas agências bancárias, a Caixa estabeleceu um calendário para saques do auxílio emergencial. Veja as datas:

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 4 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro