Coronavírus

Foz do Iguaçu: Idosos com 80 anos ou mais começam a ser vacinados com a 3ª dose

As doses serão aplicadas em idosos que já completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses e nos imunossuprimidos que tomaram a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias

Aline
Aline Cristina / Repórter com assessoria
Foz do Iguaçu: Idosos com 80 anos ou mais começam a ser vacinados com a 3ª dose
(Foto: Jose Fernando Ogura /AEN)

21 de setembro de 2021 - 11:50 - Atualizado em 21 de setembro de 2021 - 12:03

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, abriu na manhã desta terça-feira (21) o agendamento on-line para a vacinação da dose de reforço (terceira dose) em idosos com 80 anos ou mais e imunossuprimidos. O agendamento pode ser feito pelo site: https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/

As doses serão aplicadas em idosos que já completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses e nos imunossuprimidos que tomaram a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias.

A aplicação das doses acontecerá nesta quarta e quinta-feira (22 e 23) em oito unidades básicas de saúde: Morumbi 2, AKLP, Vila Yolanda, Padre Monti, Três Bandeiras, São Roque, Jardim Jupira e Vila Adriana. No dia da vacinação, é necessário portar os documentos pessoais e o comprovante de vacinação.

São considerados imunossuprimidos os transplantados, pacientes em hemodiálise, quimioterapia, Aids, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão. A Secretaria de Saúde estima que os dois públicos somem 3.134 pessoas, 1.571 imunossuprimidos e 1.563 idosos.

O início da aplicação da dose de reforço deve-se à chegada de novos imunizantes, enviados pelo Governo do Estado na segunda-feira (21). Para este público foram enviadas 2.556 doses.

Imunossuprimidos

São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão: Imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; pessoas que fazem uso de corticóides em doses 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Vacinação 18 anos

Está aberto também nesta terça-feira (21), o agendamento para vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais. As doses serão aplicadas na quarta (22) e quinta-feira (23) nas unidades de saúde.

Para marcar a primeira dose, basta acessar o site: http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br, preencher os dados pessoais, escolher o horário e a unidade mais próxima.

É necessário levar um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e cartão SUS (quando possuir) no dia da vacinação. A aplicação acontecerá das 7h30 às 18h30, em diversas unidades de saúde, paralelo à vacinação da terceira dose em idosos e imunossuprimidos.

Foz do Iguaçu aplicou, até agora, 303.380 doses contra a Covid-19, sendo 191.998 de primeira dose, 104.265 de segunda dose e 7.117 doses únicas. A cobertura vacinal chegou a 100% com a primeira dose ou dose única e 56,2% com a segunda dose.

https://ricmais.com.br/noticias/coronavirus/