Notícias

Filhote de onça parda é a nova moradora do zoo de Cascavel

Animal tem apenas 3 meses de idade e foi resgatada pelas autoridades ambientais em São Jorge do Oeste, onde se afogava dentro de um rio

Giselle
Giselle Ulbrich / Editora com informações da Prefeitura de Cascavel

A Divisão de Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cascavel apresentou, nesta terça-feira (20), a nova moradora do Zoológico da cidade. A filhote de onça parda, de três meses, foi encontrada na semana passada sem a mãe e em situação de risco, na margem do Rio Chopim, no município de São Jorge do Oeste,  a 160 quilômetros de Cascavel.

O médico veterinário Rodrigo Neca Ribeiro apresentou o animal e em sua primeira avaliação mostrou-se saudável. “A coloração dos olhos e a presença das pintas até os quatro meses de idade possibilitou a identificação imediata da espécie”, explicou o médico.

O Instituto Água e Terra (IAT) foi acionado pelos moradores da região para resgatar a filhote, que estava se afogando dentro do rio. Depois de tirada da água, a filhote foi deixada na mata que beira o rio, para ver se a mãe aparecia. Como a onça mãe não apareceu após algumas horas, o filhote foi recolhido ao zoológico porque, por ser pequena e estar sem a proteção de um adulto, viraria alvo fácil de caçadores e não sobreviveria sozinha na natureza.

“Assim como todos os animais, a filhote de Onça-Parda passará por um período de quarentena, quando será desverminada e nas próximas semanas começará o protocolo de vacinação”, completou Dr. Rodrigo. Com a reinserção na natureza muito baixa, a filhote ficará no recinto dos felinos para visitação.

O secretário do Meio Ambiente, Nei Haveroth, destacou o empenho da equipe técnica do Zoológico para recepcionar a nova moradora. “É mais um presente para a população que poderá visitá-la nos próximos dias, após a conclusão das reformas que estamos fazendo nos recintos dos animais”, enalteceu o Secretário.

População participa da escolha do nome

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Comunicação Social lançarão uma campanha nas redes sociais da Prefeitura. O objetivo é oportunizar ao cidadão cascavelense escolher um nome para a nova moradora do Zoológico.

Quem desejar participar do concurso, precisa ficar atendo às redes sociais da Prefeitura de Cascavel.

O prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos, postou em sua página no Facebook o vídeo da pequena onça: