Entretenimento

Feriados 2020: veja o que muda na rotina com a pandemia

É preciso encontrar formas de descansar e se distrair mesmo em meio à incerteza do novo coronavírus, aproveitando os feriados de uma forma que impacte menos nos seus planos.

Gabriel
Gabriel Azevedo
Feriados 2020: veja o que muda na rotina com a pandemia

30 de dezembro de 2019 - 00:00 - Atualizado em 30 de dezembro de 2019 - 00:00

A notícia de que os feriados 2020 seriam favoráveis aos descansos e às viagens levou um balde de água fria com a pandemia do novo coronavírus. Com as pessoas em distanciamento e isolamento social, as viagens foram adiadas e as idas a parques vão precisar ficar para outro momento. O calendário prometia movimentar o turismo com nove datas comemorativas, entre feriados e pontos facultativos, próximos de finais de semana.

No Carnaval, no final de fevereiro, começaram os feriados 2020 estendidos, já que a festa foi comemorada entre sábado (22) e a manhã da quarta-feira de cinzas (26). Com isso, as pessoas puderam aproveitar a festa com mais tranquilidade, mesmo com o aparecimento do coronavírus na China e em parte da Europa. Já o primeiro caso no Brasil foi registrado exatamente na quarta-feira de cinzas em um homem de 61 anos, de São Paulo.

No primeiro semestre estão os primeiros feriados prolongados, como foi Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalho, além do Corpus Christi, que é ponto facultativo.

Em 2020, os feriados da Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados cairão na segunda-feira.

O levantamento considera datas que foram feriados ou pontos facultativos segundo o calendário oficial divulgado pelo governo.

Veja abaixo a lista de feriados 2020

– Confraternização Universal: 1º de janeiro (quarta-feira) – feriado nacional

– Carnaval: 24 e 25 de fevereiro (segunda e terça) – ponto facultativo

– Paixão de Cristo / Páscoa: 10 de abril (sexta) e 12 de abril (domingo) – feriado nacional

– Tiradentes: 21 de abril (terça) – feriado nacional

– Dia Mundial do Trabalho: 1º de maio (sexta) – feriado nacional

– Corpus Christi: 11 de junho (quinta) – ponto facultativo

– Independência: 7 de setembro (segunda) – feriado nacional

– Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (segunda) – feriado nacional

– Finados: 2 de novembro (segunda) – feriado nacional

– Proclamação da República: 15 de novembro (domingo) – feriado nacional

– Natal: 25 de dezembro (sexta) – feriado nacional

Alternativas para os feriados 2020

Muitas pessoas que estão em distanciamento social começaram a pensar em novas alternativas para passar o momento com a família. Fernanda Santos, funcionária pública, está afastada do trabalho desde o dia 18 de março por fazer parte do grupo de risco. Em casa com duas filhas, precisa inovar na hora de distrair as crianças e de aproveitar o feriado. “Costumamos fazer receitas juntas ou criar algo especial para estas datas, como fazer um lanche na sacada ou criar uma atividade diferente”, explica. 

Já André Pontoni, coordenador de logística, está fazendo home office e não consegue dar tanta atenção ao filho. “Minha esposa fica responsável pelas atividades durante o dia e eu tomo a iniciativa durante a noite. Fazemos cinema em família ou participamos de alguma atividade todos juntos”.

A ideia é encontrar formas de se distrair mesmo em meio à incerteza do novo coronavírus, aproveitando os feriados 2020 de uma forma que impacte menos nos planos das famílias brasileiras.