Notícias

Estiagem piora e bairros de Curitiba e RMC ficam sem água na quarta-feira (29)

Sanepar vai precisar fazer uma obra emergencial para garantir abastecimento. Veja quais bairros serão afetados.

Lucas
Lucas Sarzi Com informações da Sanepar
Estiagem piora e bairros de Curitiba e RMC ficam sem água na quarta-feira (29)
Foto: Ilustrativa.

28 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:44

Por causa da forte estiagem em que passamos, a Sanepar precisou mudar o rodízio na Região Metropolitana de Curitiba. Foram ampliados os bairros afetados e alterados os horários de funcionamento da parada no abastecimento. Nesta quarta-feira (29), bairros de Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande ser afetados.

A intenção é aumentar o intervalo da interrupção do abastecimento em algumas regiões mais críticas, por estarem mais distantes dos centros de distribuição de água. Houve o agravamento da estiagem, que tem reduzido dia após dia a vazão de poços, rios e barragens.

No fim de semana, o Rio Miringuava teve vazão reduzida para 30%, e estão bastante críticos os níveis dos Rios Cotia, Despique e Barigui e dos poços do Aquífero
Karst. Além disso, Curitiba registrou, no domingo (25), o dia mais seco dos últimos meses. Essa situação levou a Sanepar a implantar, no fim de semana, rodízio também nas regiões abastecidas pelo Rio Cotia, em São José dos Pinhais.

rio_cotia-sanepar

Captação do Rio Cotia praticamente secou na sexta-feira (24). Foto: Divulgação/Sanepar.

Obra emergencial para manter abastecimento vai provocar falta d’água

Para melhorar a flexibilização no sistema de distribuição de água, a Sanepar vai executar, na quarta-feira (29), uma obra emergencial. Essa obra deve começar a funcionar até a segunda quinzena de maio, contribuindo para aumentar o volume de água distribuída.

Apesar disso, para fazer a interligação necessária, a Sanepar vai precisar parar o abastecimento em bairros de Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande. Nos bairros afetados, a água vai ser cortada na quarta-feira, às 6h, e normalizada na quinta-feira (30), também às 6h.

Bairros afetados no rodízio para obra emergencial da Sanepar:

Curitiba: Capão Raso, CIC, Pinheirinho, Sítio Cercado, Tatuquara, Campo de Santana, Caximba, Ganchinho, Água Verde, Boqueirão, Fanny, Fazendinha, GuaÍra, Hauer, Lindoia, Novo Mundo, Portão, Santa Quitéria, Seminário, Vila Izabel e Xaxim.

Araucária: Cachoeira, Campina da Barra, Costeira, Iguaçu, Tindiquera.

Fazenda Rio Grande: Dos Estados, Iguaçu, Santa Terezinha, Jd. São Lourenço, Jd Brilhante, Jd Kokubo, Ipê, Eucaliptos, Nações, Eucaliptos, Hortência, Santarém.