Notícias

Faixas exclusivas para ônibus podem diminuir até 74% do tempo de deslocamento

Curitiba já conta com oito faixas exclusivas espalhadas pela cidade

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais Publieditorial exclusivo RIC Mais
Faixas exclusivas para ônibus podem diminuir até 74% do tempo de deslocamento
(FOTO: Reprodução/Setransp)

19 de fevereiro de 2020 - 00:00 - Atualizado em 1 de julho de 2020 - 14:55

As faixas exclusivas para ônibus podem diminuir até 74% o tempo de deslocamento dos veículos em Curitiba. Isso porque são áreas nas quais há somente a circulação dos transportes coletivos.

Assim, o trânsito de outros motoristas nas faixas pode ocasionar a perda de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47. 

Com a intenção de tornar mais rápido e fácil o deslocamento dos ônibus na cidade, a primeira faixa para ônibus de Curitiba foi instaurada em 2014. Assim, ao longo dos anos o número aumentou, e em março de 2019, a capital paranaense recebeu a sétima faixa na Rua Alfredo Bufren, no Centro, facilitando ainda mais o fluxo no trânsito.

Localizações das faixas exclusivas para ônibus

Neste mês Curitiba ganhou a oitava faixa exclusiva, na Rua Imaculada Conceição até a Linha Verde. Atualmente, os oito trechos exclusivos totalizam 8km, que beneficiam cerca de 300 mil usuários por dia. Veja onde estão localizados:

  • Rua André de Barros
  • Rua XV
  • R. Marechal Deodoro
  • Conselheiro Laurindo
  • R. Desembargador Westphalen
  • Av General Mário Tourinho
  • Amintas de Barros

Setransp planeja novas faixas exclusivas

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) já tem planos de instaurar novas faixas pela cidade. De acordo com Luiz Alberto Lenz César, diretor executivo das empresas de ônibus, a intenção é facilitar ainda mais o deslocamento dos transportes coletivos.

“Nós queremos ter mais vias exclusivas para que o transporte coletivo tenha cada vez mais conforto e agilidade”, declara.

Confira o vídeo oficial da Setransp

Na época da produção do vídeo, o total de faixas exclusivas na cidade ainda era de apenas sete.