(Reuters) – BioNTech, Moderna e Johnson & Johnson estão trabalhando em vacinas que visam especificamente a ômicron, para o caso de seus imunizantes atuais não serem eficazes contra a nova variante do coronavírus, informaram as empresas nesta segunda-feira (29). 

O surgimento da variante desencadeia uma reação global intensa, levando países temerosos de que ela se dissemine rapidamente mesmo em populações vacinadas a imporem proibições de viagem e outras restrições.

A BioNTech SE disse que começou a trabalhar em uma vacina concebida para a ômicron com a parceira Pfizer.

Ao mesmo tempo, Stéphane Bancel, executivo-chefe da Moderna Inc, disse ao canal CNBC que pode demorar meses para começar a despachar tal vacina.

Ele disse que a eficácia das vacinas contra Covid-19 existentes no combate à variante é desconhecida no momento, acrescentando que deve haver mais clareza dentro de cerca de duas semanas.

A Johnson & Johnson também está avaliando a eficácia de sua vacina contra a ômicron e buscando uma vacina específica para a variante.

“Começamos o trabalho de reprojetar e desenvolver uma nova vacina contra a ômicron e a encaminharemos rapidamente para estudos clínicos se necessário”,

disse Mathai Mammen, chefe global de pesquisa da unidade de fármacos da J&J.

Um especialista em doenças infecciosas destacado da África do Sul disse que a ômicron parece ser mais transmissível do que variantes anteriores, inclusive para pessoas com imunidade da vacinação ou infecções prévias.

 

 

29 nov 2021, às 15h58. Atualizado às 16h15.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO

Próximos programas

  • 17h20 RIC Notícias Tarde
  • 20h55 Cidade Alerta Paraná
Mostrar próximo post
Carregando