Coronavírus

Vídeo: Brasileiros cantam ‘Evidências’ em voo de repatriação vindo da Ásia

368 brasileiros que estavam no sudeste asiático retornaram ao Brasil

Guilherme
Guilherme Becker / Editor
Vídeo: Brasileiros cantam ‘Evidências’ em voo de repatriação vindo da Ásia
Grupo de brasileiros que foram repatriados de Kuala Lampur, na Malásia (Foto: Divulgação/MRE)

27 de abril de 2020 - 00:00 - Atualizado em 27 de abril de 2020 - 00:00

Um grupo, formado por 368 brasileiros que estavam em países do sudeste asiático, foi repatriado nesta semana em um voo de repatriação fretado pelo governo federal. Durante as quase 35 horas dentro do avião, os repatriados compartilharam momentos em um voo inesquecível que marcava a volta para casa. Após o comandante pedir para todos cantarem o hino nacional, os repatriados cantaram a música ‘Evidências’, da dupla Chitãozinho e Xororó.

Dentro da aeronave da companhia Garuda Indonésia, que pela primeira vez pousou em solo brasileiro, estavam 136 brasileiros repatriados da Indonésia, 45 do Vietnã e 187 de Tailândia. 

Evidências durante voo de repatriados

A pandemia do coronavírus obrigou vários países a fecharem as fronteiras e restringirem voos. Neste momento delicado, muitos brasileiros que estavam fora do país ficaram sem alternativas para voltarem para casa. Com ajuda do Itamaraty, um grupo de 368 brasileiros que estavam na Ásia foram repatriados na última terça-feira (21).

O início do voo foi em Bangkok, na capital da Tailândia. Logo no saguão do aeroporto os mais de 100 brasileiros demonstraram que aquele voo seria inesquecível. Com um violão, bandeiras do Brasil e muito orgulho, um grupo iniciou a cantoria da música Sina, composta por Caetano Veloso e Djavan.

Apesar de toda tensão que os repatriados compartilhavam, a incerteza do voo, os brasileiros resolveram encontrar uma maneira de trazer tranquilidade e esperança, que juntos poderemos vencer o coronavírus. Veja o vídeo abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Estava na dúvida se iria postar esse video ou não mas decidi postar pra ser um lembrete pra mim mesmo de que as coisas terminam bem. Lembro de toda angústia e incertezas do último mês por não saber quando iríamos voltar e tudo que a gente mais falava lá era quando ia ser esse tal voo de repatriação que tanto esperamos. Quando finalmente foi confirmado, fiquei pensando como seria esse voo. Centenas de pessoas retidas em outro país, cansadas de esperar, cada um com suas preocupações… quando achei que poderia ser um dos momentos mais “tensos”, foi ai que tive uma das maiores lições da viagem. Eu particularmente achei muito lindo que apesar da preocupação, todo mundo deixou um pouco a tensão de lado e comemorou juntos. Acho que tava todo mundo ali precisando de um apoio geral. Temos mania de criticar os brasileiros mas tenho que ressaltar tambem que temos algo especial. De verdade, essa volta me mostrou que apesar das coisas muitas vezes não estarem como queremos, só depende de nós para deixarmos mais leve. Esse vídeo é a prova disso. Quem aí acompanhou a saga toda do mochilão? Desde quando tudo começou a fechar até cantar evidências na volta do avião kkkk (coloquei o voo de repatriação nos destaques)

Uma publicação compartilhada por CAIO l VIAGEM l TRAVEL (@caiotravels) em

Da Tailândia o avião foi até Indonésia, onde embarcou o restante dos passageiros. Após 14 horas, o voo fez uma parada técnica na Holanda, onde houve troca de tripulação e abastecimento para seguir viagem até o Brasil. Para chegar até São Paulo, no total foram aproximadamente 35 horas dentro do avião, em nenhuma escala os repatriados puderam descer da aeronave.

Dentro do avião os brasileiros jogaram baralho, interagiram, conversaram bastante, trocaram de assentos e, claro, animados que são por natureza, cantaram! Próximo da aterrissagem em Guarulhos, o comandante pediu o hino nacional a capela, e para surpresa da tripulação, um dos passageiros puxou ‘Evidências’ de Chitãozinho e Xororó e todos os brasileiros acompanharam. Assista ao momento:

 

Ver essa foto no Instagram

 

quando pediram para brasileiros repatriados da Ásia cantarem o Hino Nacional na chegada foi isto o que aconteceu… (vídeo @marianna_fsouza)

Uma publicação compartilhada por Passageiro de Primeira (@passageirodeprimeira) em

De acordo com o Itamaraty, mais de 15 mil brasileiros já foram repatriados em vôos e ônibus fretados pelo governo.