Coronavírus

Estreia do surf e skate nas Olimpíadas é adiada para 2021

O Comitê Olímpico Internacional (COI), confirmou a decisão em teleconferência nesta terça-feira (24)

Jéssica
Jéssica Dombrowski Netto
Estreia do surf e skate nas Olimpíadas é adiada para 2021
Cartaz Oficial já foi publicado. Foto: Reprodução

25 de março de 2020 - 00:00 - Atualizado em 25 de março de 2020 - 00:00

Diante da pressão internacional, o Comitê Olímpico Internacional (COI), tomou uma medida inédita na história dos Jogos Olímpicos. O evento, que aconteceria em julho deste ano, foi adiado para 2021 fazendo com que a estreia de novos esportes, como o surf e o skate, fique para o próximo ano. O pedido partiu do Primeiro Ministro japonês Shinzo Abe.

O Orgão estava resistente ao adiamento, porém o aumento da pandemia do COVID-19 fez com que a decisão tivesse que ser tomada. Os jogos haviam sido cancelados três vezes na história devido à primeira e segunda guerra mundial. A edição de 2024 em Paris não sofrerá alteração.

Gabriel Medina comemora a decisão. Foto: Kelly Cestarii/WSL

O bicampeão mundial de surf Gabriel Medina já está com a vaga garantida nos Jogos de Tóquio. Ele ressaltou a questão de que os atletas agora poderão ter as mesmas chances de se preparar assim que tudo passar.

“Acordei com essa notícia e acredito que foi uma decisão correta por parte do COI e os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A saúde e o bem-estar da população mundial é a maior prioridade do momento. Sigo focado com meus objetivos. E assim que tudo isso passar e a vida voltar ao normal quero retomar minha rotina de treinos como milhares de atletas também”, disse.

#Tokyo2021

Vários atletas e comitês internacionais, inclusive o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e o Comitê Paralímpico Brasileiro (PPB), declararam apoio ao adiamento das Olimpíadas de Tóquio. Foi lançada a hashtag #Tokyo2021 que bombou na última semana.

A principal reclamação era a impossibilidade dos treinos em países onde a recomendação é o isolamento social e também o cancelamento de campeonatos mundiais classificatórios para os Jogos Olímpicos.