Especiais Publicitários

PET/CT: Tecnologia de ponta disponível no CEONC, em Cascavel

Hospital do Câncer disponibiliza exame considerado um dos mais modernos na Oncologia, com alto padrão de qualidade e segurança.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
PET/CT: Tecnologia de ponta disponível no CEONC, em Cascavel

26 de julho de 2021 - 10:13 - Atualizado em 26 de julho de 2021 - 10:19

O CEONC Hospital do Câncer sempre se colocou na vanguarda do tratamento oncológico no Paraná. Desde o início de sua história, quase 30 anos atrás, o Centro Médico Especializado tem investido pesado em tecnologia e estrutura, o que, juntamente com o corpo clínico multidisciplinar, o torna referência na Oncologia

Presente em Cascavel e em Francisco Beltrão, o hospital disponibiliza desde o diagnóstico até o tratamento completo contra o câncer (cirurgia, quimioterapia e radioterapia). Em seu Serviço de Imagens (CEONC Imagens), um dos grandes diferenciais é a disponibilização do PET/CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons/Tomografia Computadorizada).

O exame de imagem, um dos mais modernos usados na Oncologia, combina a tomografia computadorizada e a emissão de pósitrons, capaz de detectar a atividade metabólica do corpo humano. Para isso, há utilização de glicose (um tipo de açúcar) com FGD, substância com uma dose baixíssima de radiação.

“O câncer tem uma atividade metabólica aumentada. Ele consome mais nutrientes que o restante das células normais. Por isso, quando ocorre a injeção de glicose com FGD no paciente, rapidamente as células cancerígenas começam a consumir. O aparelho, então, identifica onde está acontecendo esse consumo, gerando imagem destes locais do corpo”, explica o Diretor Técnico Médico do CEONC Hospital do Câncer, Doutor Reno Paulo Kunz.

Simultaneamente, a máquina do PET/CT realiza uma tomografia computadorizada com extrema precisão. O exame de PET/CT junta essas duas imagens: do corpo humano (da tomografia) e a de onde está ocorrendo o consumo de glicose (do PET). Assim, é possível visualizar com precisão onde estão eventuais tumores e há uma ajuda direta no tratamento oncológico de várias maneiras.

“Um dos principais diferenciais é que o PET/CT é capaz de detectar alterações antes mesmo que tenham ocorrido mudanças no formato ou no tamanho de algum órgão, por exemplo. Isso faz com que essa técnica se demonstre superior a métodos convencionais”, complementa o doutor Reno Paulo Kunz.

O exame é um importante aliado para avaliar o estadiamento da doença (processo para determinar a localização e a extensão do câncer), controle da resposta terapêutica (verificar se o tratamento do tumor está sendo eficaz), controle da recorrência tumoral e até para planejamento de tratamentos radioterápicos

“Este é um exame com protocolos rígidos de segurança e de qualidade, um verdadeiro aliado na luta contra o câncer”, comenta o doutor Reno.

É importante que o paciente converse com o seu médico sobre a possibilidade do uso do PET/CT.

Tecnologia perto dos pacientes

Antes de ser adquirido pelo CEONC, o equipamento de PET/CT era encontrado apenas em grandes centros do País. O investimento foi justamente no sentido de permitir que essa tecnologia de ponta estivesse mais perto do paciente, evitando grandes deslocamentos e desconfortos. 

“A filosofia do CEONC é essa: trazer para perto do paciente o que há de mais avançado em Oncologia e Medicina, se preocupando com o bem-estar integral das pessoas que precisam de tratamento”, destaca o Diretor Técnico Médico.

Desde o início do funcionamento, o PET/CT do CEONC tem atendido pacientes do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além do Paraguai e da Argentina. É uma comodidade maior para as pessoas que não precisam mais ir para Curitiba ou outras cidades em busca dessa tecnologia. Para realização do PET/CT é necessário ter pedido médico. 

Sobre o CEONC

Com quase três décadas de tradição e pioneirismo, o CEONC Hospital do Câncer sempre se comprometeu em oferecer serviços de qualidade aos pacientes, perto de suas casas. Essa é a essência do Centro de Oncologia, que foi fundado para que Cascavel fosse hoje esse polo de tratamento contra o câncer, acessível e com toda a estrutura encontrada em grandes centros.

O hospital oferece atendimento completo e diferenciado, com tratamentos radioterápicos, quimioterápicos, exames de imagem (mamografia, PET/CT, Ressonância Magnética, entre outros) e procedimentos cirúrgicos, inclusive minimamente invasivos. O centro médico conta com mais de 30 especialistas de diversas áreas da oncologia.

A presença do CEONC Hospital do Câncer em Cascavel e Francisco Beltrão, com seu corpo clínico e tecnologias, transforma essas duas cidades em centros de atendimento oncológico.

Saiba mais acessando: www.ceonc.com.br 

selo_ricmais_publis