Especiais Publicitários

PET/CT: Por que mapear o metabolismo é importante para quem está com câncer?

Revolucionária técnica de imagem, disponível no CEONC Hospital do Câncer, é referência na Oncologia

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
PET/CT: Por que mapear o metabolismo é importante para quem está com câncer?

29 de setembro de 2021 - 11:00 - Atualizado em 29 de setembro de 2021 - 11:02

O PET/CT (Tomografia por Emissão de Pósitrons/Tomografia Computadorizada) é uma revolucionária técnica de imagem aliada da Oncologia. Entre os principais fatores que tornam esse exame tão importante e diferenciado está a capacidade de mapear o metabolismo dos órgãos. Para compreendermos a relevância disso para o paciente com câncer, precisamos destacar o funcionamento dessa técnica.

O exame une a tomografia computadorizada com a medicina nuclear. Há utilização de glicose (um tipo de açúcar) com FDG, substância com uma dose baixíssima de radiação. Todo esse processo ocorre de forma automatizada, segura e de modo não invasivo.

“Particularmente na Oncologia, o PET/CT, muitas vezes, supera métodos convencionais, pois permite analisar uma alteração do metabolismo da própria célula. Então, em uma situação em que você ainda não tem uma alteração de tamanho, uma alteração na forma, já há uma mudança metabólica”, comenta o doutor Alvaro Campos, médico nucelar e responsável técnico pelo PET/CT do CEONC.

Com o uso da glicose, marcada com o flúor, torna-se possível ver quando há células cancerígenas, já que elas tendem a consumir mais essa substância. “Isso significa que mesmo antes de aparecer em outra metodologia de imagem, você já consegue identificar o câncer e fazer o estadiamento da doença”, destaca Alvaro. 

Além de poder ser determinante nessa fase inicial do diagnóstico, o PET/CT é uma ferramenta utilizada para acompanhar a resposta terapêutica. “Depois de verificar até que ponto o câncer está espalhado para outras estruturas e iniciar o melhor tratamento para o paciente, existe a preocupação em acompanhar a evolução. O PET/CT vai permitir, então, que o médico possa ir verificando se o tratamento está sendo eficaz e melhorar os resultados”, afirma o médico nuclear, doutor Alvaro Campos.

Sobre o PET/CT no CEONC

O CEONC Imagens disponibiliza o PET/CT em Cascavel. O serviço possui excelência de qualidade, sendo equiparado ao ofertado em grandes centros como Curitiba e São Paulo. Isso garante que os pacientes tenham mais conforto e tranquilidade com essa técnica de ponto perto de suas casas. 

Todos os protocolos de segurança são seguidos pelo CEONC, com controles realizados frequentemente para garantir o elevado padrão. Para realizar o PET/CT, o paciente precisa de indicação médica. O exame está disponível por convênio e particular. Em alguns casos, há possibilidade de realização do procedimento pelo SUS.  

Mais informações podem ser obtidas no site: www.ceonc.com.br

O telefone de contato para agendamentos e orientações é: (45) 3220-4199.