Especiais Publicitários

Novena de Nossa Senhora Aparecida: 14 anos de uma tradição que move fiéis de toda a região de Astorga

Os dias de celebração em homenagem à Padroeira fazem parte um dos eventos mais importantes do ano para os devotos da santa.

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais
Novena de Nossa Senhora Aparecida: 14 anos de uma tradição que move fiéis de toda a região de Astorga
Novena de Nossa Senhora Aparecida em 2019. Foto: Arquivo Santuário Nossa Senhora Aparecida de Astorga

22 de setembro de 2021 - 15:05 - Atualizado em 22 de setembro de 2021 - 15:09

Todos os anos, desde 2008, o começo de outubro é repleto de momentos emocionantes, de fé e devoção, no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Astorga, a 45 km de Maringá. A maior novena dedicada à Nossa Senhora Aparecida no Paraná leva, anualmente, cerca de 50 mil pessoas, dentre romeiros, pagadores de promessas e fiéis.

Essa tradição teve início após a chegada do frei Sidney ao Santuário, como mais uma de suas ideias para estimular a presença da população de Astorga e região nos dias de celebração à Padroeira do Brasil, como explicado por Pedro Lucca, coordenador de coroinhas e acólitos da paróquia.

“O frei Sidney sempre fez o possível e o impossível para aumentar a devoção do povo”, afirma.

Segundo Pedro, celebrações como a novena são costumeiras nas comunidades católicas de todo o mundo. O jovem explica que “Sempre, um tempo antes da festa do padroeiro, se instaura um tempo de oração onde nos colocamos na presença de Deus, reconhecendo as maravilhas que operou na vida do padroeiro, no caso, na vida da Virgem Maria, e contemplamos suas virtudes”.

Novena de Nossa Senhora Aparecida em 2019. Foto: Arquivo Santuário Nossa Senhora Aparecida de Astorga

As novenas começaram após uma ordem de Jesus, quando o mesmo se elevou aos céus, pediu aos discípulos que rezassem sempre, pedindo continuamente pela intercessão do Espírito Santo para o bem do mundo. Após nove dias de oração assídua, aconteceu.

“A Novena de Nossa Senhora Aparecida também é esse tempo em que pedimos ao Pai todas as graças necessárias para nossa salvação e para o bem aqui na terra, sempre em conformidade com a Vontade do Pai”, relata Pedro

A internet como um canal de compartilhamento da fé

As celebrações durante os dias da novena contam com uma forte presença dos fiéis, mas o público das transmissões realizadas nas redes sociais é significativo, com milhares de pessoas acompanhando as celebrações diariamente. Além disso, é por meio das mídias digitais que a visibilidade do Santuário cresce, especialmente para os devotos que moram na região, mas não sabem que podem pagar suas promessas mais perto de casa do que imaginam.

“[As redes sociais] nos possibilitam levar a Palavra de Deus a todas as pessoas, do Brasil e do Mundo (uma pequena porcentagem dos que acompanham é do exterior) e, a cada ano, o número de espectadores vem aumentando. Isso é uma prova que a Novena não acontece só aqui no templo do Santuário, mas no coração de cada um que ouve a Palavra, contempla com Maria e tem fé”, conclui o coordenador.

Novena de Nossa Senhora Aparecida em 2019. Foto: Arquivo Santuário Nossa Senhora Aparecida de Astorga.

14.ª Novena de Nossa Senhora Aparecida

Com o tema “Com Maria, somos povo de Deus, unido pela Aliança”, a Novena de 2021 acontece entre os dias 2 e 12 de outubro, no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Astorga.

No dia 12, feriado nacional, acontecem celebrações o dia todo, com benção de carros, consagração de crianças, almoço da Padroeira e queima de fogos ao meio-dia.

Para saber mais sobre a programação das missas e eventos durante os dias de oração, clique aqui. As celebrações presenciais contam com limite de público, distanciamento entre os bancos e álcool em gel em todas as entradas. O uso de máscaras é obrigatório.

Também será possível acompanhar todos os dias nas transmissões ao vivo pelo Facebook, Youtube e pela Rádio Interativa Santuário 107,7.