Inova Mais

Entenda como seu celular pode estar acabando com seu sono

Redação RIC Mais
Redação RIC Mais

25 de fevereiro de 2018 - 00:00 - Atualizado em 15 de setembro de 2020 - 08:12

Se você tem dificuldades para dormir, uma boa dica é ler um livro (Foto: Wikimedia Commons)

Usar o celular já na cama pode contribuir para insônia e ansiedade por causa da luz emitida pela tela

*Do R7

Basta um momento de insônia para você pegar o celular ao lado da cama e conferir quem postou as fotos novas no Instagram. Ou quem sabe mais uns memes no feed do Facebook?

O fato é que nem na hora de dormir largamos de telefones e redes sociais. E isso provavelmente está atrapalhando o sono de todos. Ninguém deveria ter um celular ou tablet ao alcance das mãos na hora de dormir. De preferência, nem no mesmo quarto.

Usar o smartphone percorrendo feeds é algo que consome tempo. Apesar da impressão que o tempo passou rápido, essa não é bem a realidade.

Facilmente gastamos uma hora completa só para “nos atualizar” das últimas novidades. Isso tira tempo precioso de sono.

A solução é uma só: tire todos os aparelhos “smart” de perto de você, que além de acabar com seu sono, eles podem te transformar em zumbis.

Obviamente esta é uma medida extrema e você só precisa tomá-la caso seu sono realmente tenha sido afetado.

Um dos grandes problemas com celulares na hora de dormir é a “luz azul”. O cérebro é feito para responder à luz solar, de forma que a presença de luz indica que o corpo deve despertar.

Usar celular ou tablet antes de dormir interrompe esse ritmo e pode afastar o sono de vez, uma vez que a tonalidade da luz muda quimicamente o cérebro.

Uma mudança que pode ajudar é ativar o modo noturno dos apps que você usa de noite. Ele diminui a luminosidade e permite que o cérebro descanse melhor.

Se você tem dificuldades para dormir, uma boa dica é ler um livro. Para não ficar com a luz acesa, utilize um Kindle ou o modo noturno de apps de leitura, como o Google Play.

Caso seu telefone seja seu despertador e você não consegue largar dele, compre um despertador ou deixe ele em uma mesa distante de você, para não cair na tentação.