A empresária Nilsara Coelho, de 62 anos, de Cianorte, na região noroeste do Paraná, fez um relato por vídeo sobre como foi estar infectada pelo novo coronavírus. (Assista abaixo)

Ela foi contraiu a doença entre o fim de fevereiro e o início de março, durante uma viagem ao Oriente Médio. No dia 2 de março, segundo conta, quando retornavam ao Brasil, algumas pessoas de seu grupo já começaram a apresentar os sintomas de Covid-19, entre elas uma idosa de 82 anos moradora da Bahia. 

“Nós tivemos um período de cruzeiro marítimo e depois nós ficamos três dias em Dubai. Algumas pessoas começaram a sentir sintomas de gripe, estavam com gripe, outras não, estavam muito bem. Mas como uma de nossas clientes havia levado mascara, nós resolvemos usar na viagem de volta”, explica Nilsara. 

De acordo com Nilsara, ela chegou bem no país, no entanto, entre os dias 4 e 5 de março começou a sentir que havia algo errado e procurou um pneumologista:

 “Eu não estava muito bem, eu não tinha tosse, eu não tinha febre, eu não tinha nenhum sintoma de gripe, mas eu não estava bem e falei vou procurar meu pneumologista por que eu já tive casos anteriores de inflamação de brônquios”.

O médico então passou um antibiótico que ela tomou por cinco dias, mas ao perceber que não apresentou melhoras entrou novamente em contato com o profissional. “Passou esses cinco dias, o último dia do antibiótico, eu não senti nenhuma melhora. Eu liguei para o dr. e falei ‘Eu estou pior, eu moro sozinha e não consigo levantar da minha cama para ir até a cozinha pegar um copo de água”, lembra. 

Na sequência, Nilsara foi encaminhada para internamento pelo médico e ficou isolada mesmo antes de realizar o teste para Covid-19, justamente porque havia viajado para países onde havia vários casos da doença. 

Recuperação

Sobre seu estado de saúde, a empresária conta que entre o dia que sentiu as primeiras manifestações da doença e até cerca de dois dias antes da alta médica, ela sofreu uma piora considerável em seu quadro de saúde

“Eu estava muito mal, muito mal mesmo. Eu tinha que ficar só deitada, o dr. também proibiu que eu saísse da cama e fosse até o banheiro. Eu tinha aquela canseira se eu levantasse qualquer pouquinho da cama. Uma sensação muito ruim”, relata. Ela pontua que também não conseguia comer e nem beber água: “Eu fiquei sete dias internada, cinco dias, basicamente, eu não tinha alimentação que não fosse o soro”. 

A paciente só soube que havia testado positivo para o novo coronavírus um dia antes de receber alta médica, no dia 16 de março, quando já apresentava uma boa recuperação

“Ele falou ‘Quero que você levante, que você tire o oxigênio para eu ver como você vai se portar’ porque até então eu não tinha tirado não. Quando ele chegou a noite eu já estava bem melhor”. 

A empresária recebeu alta no dia 17 de março e permaneceu em isolamento domiciliar sem contato até mesmo com familiares. Na sexta-feira (20), ela resolveu postar o vídeo para falar sobre sua experiência e conscientizar a população sobre a importância da união da sociedade e do isolamento para lutar contra a pandemia de coronavírus

“Hoje você não está doente, mas amanhã você pode estar porque não tem escolha de classe social, é qualquer pessoa. Nós temos que entrar com essas ações bem pontuadas pra que a gente possa trabalhar com isso e quem sabe daqui um mês, o nosso país, a nossa cidade, a nossa rua estamos bem, estamos saudáveis para que não chegarmos a um caos igual alguns países chegaram. Porque se não fizer isso, eu que vivenciei esse período não acredito que tem alguma solução”, ressalta.

Assista: 

25 mar 2020, às 00h00. Atualizado em: 1 jul 2020 às 16h11.
Mostrar próximo post
Carregando