Notícias

Empregos em Curitiba: capital é a segunda maior geradora de empregos

Este é o melhor saldo de empregos em Curitiba nos últimos cinco anos

Renata
Renata Nicolli Nasrala / Editora
Empregos em Curitiba: capital é a segunda maior geradora de empregos
(Foto: AEN)

3 de agosto de 2019 - 00:00 - Atualizado em 3 de agosto de 2019 - 00:00

Os empregos em Curitiba estão indo de vento em popa, já que o Paraná está entre os estados que mais geraram empregos no primeiro semestre de 2019, sendo Curitiba a segunda capital do Brasil que mais criou postos de trabalho no período.

Empregos em Curitiba: capital soma 12.071 postos formais entre janeiro e junho

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, o saldo de empregos em Curitiba é de 12.071 postos formais criados entre janeiro e junho. Em primeiro lugar está a capital paulista.

Conforme Ney Leprevost, secretário da Justiça, Família e Trabalho, a capital tem a maior população do estado e o maior número de empresas.

“Por isso atuamos de forma intensa na Agência do Trabalhador e fomentamos programas de geração de emprego e renda na região”, diz o secretário.

Além disso, conforme a economista Suelen Glinski, o resultado de empregos em Curitiba pode ser considerado excelente. “Os grandes centros urbanos do país foram os mais afetados pela crise nos últimos anos. No Paraná podemos observar um crescimento das cidades maiores, não só Curitiba como também Londrina, Maringá e Cascavel, como os principais geradores de emprego”, avalia.1

Curitiba tem o melhor saldo de empregos em cinco anos

De acordo com a Agência de Notícias do Paraná (AEN), este é o melhor saldo de empregos na capital nos últimos cinco anos, e isso acontece porque a Agência do Trabalhador intensificou os esforços.

De janeiro a junho, 8.979 pessoas foram atendidas e encaminhadas para entrevistas em empresas. Em média, cada trabalhador que busca a Agência é encaminhado para cinco entrevistas de emprego.

Diante disso, o setor de serviços continua ocupando o primeiro lugar na geração de empregos em Curitiba. De janeiro a junho, a área foi a recordista com um saldo de 9.651 postos de trabalho.

Em seguida vem o setor de construção civil, com saldo de 1.957 empregos, e em terceiro o comércio, que fechou com saldo positivo de 761.

SERVIÇO

Agência do Trabalhador de Curitiba

Endereço: rua Pedro Ivo, 503 – Centro

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.