Kauana
Kauana

15 de julho de 2019 - 00:00

Atualizado em 15 de julho de 2019 - 00:00

Empreendedorismo

Saindo do convencional: O empreendedorismo por trás da gastronomia

Saindo do convencional: O empreendedorismo por trás da gastronomia

Gastronomia envolve muito conhecimento da história para entender como se formam os sabores e as combinações das várias cozinhas. Aplicar estes conhecimentos para propor pratos inovadores e saborosos é um desafio para os mais arrojados. Descubra o empreendedorismo por trás da gastronomia.

A gastronomia está inserida na história das civilizações como uma marca característica de vários povos e várias culturas. Para qualquer pessoa que pretenda seguir neste caminho então, conhecer um pouco de gastronomia é também conhecer um pouco de cada cultura, de cada regionalidade, de cada história.

No artigo de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre gastronomia com a Chef Iracema Bertoco. Formada pelo Centro Europeu nos cursos de Chef de Cuisine Restaurateur e Sommelier, com especialização na cozinha Diet & Light e Gastronomia Funcional. Cursou História e Cultura da Alimentação pela UFPR. É membro do Slow Food Brasil, coordenadora do curso de Sommelier do Centro Europeu e Integrante da coordenação dos cursos de Chef de Cuisine Restaurateur e Pâtisserie & Boulangerie, onde atua como Chef Instrutora.

Com uma bagagem de peso em seu currículo, Iracema Bertoco tem muito para contribuir e, principalmente, gosta de compartilhar. Para ela, a cozinha internacional é muito rica, mas para entendê-la é preciso entender um pouco mais do que sabores, é preciso entender traços culturais, “aquilo que para nós é exótico, para outras culturas é o dia-a-dia, e vice-versa.” O grande diferencial na gastronomia contemporânea está na visão empreendedora de buscar a inovação, sair do tradicional, quebrar as rotinas.

Para Iracema, o mais interessante na cozinha internacional é justamente a integração de vários ingredientes e técnicas que podem ser utilizados e adaptados para cada gosto. “Hoje não existe mais aquela técnica que só é utilizada para aquele tipo de cozinha, tudo pode ser adaptado.”. Na nossa cozinha brasileira, apesar de utilizarmos várias nomenclaturas e técnicas da cozinha francesa, precursora deste segmento, a alta gastronomia já incorpora algumas técnicas que foram trazidas dos indígenas. É preciso inovar.

Para um empreendedor em gastronomia contemporânea, conhecer as diversas técnicas pode ser um diferencial de mercado. “Conhecer as diversas técnicas podem nos fazer ganhar tempo, dinheiro, que é o que todo mundo está buscando, e pode se tornar um facilitador do dia-a-dia, além do resultado ser primoroso.”. Cabe a cada um escolher a técnica que melhor vai atender as suas necessidades, e empreendê-la da melhor forma possível.

Para Iracema, a principal tendência da gastronomia mundial ainda é a cozinha francesa. Apesar de trazer as suas técnicas tradicionais como elemento base, é de lá que surgem ainda os principais avanços culinários. A receita de sucesso de muitos países de destaque na gastronomia atual utiliza os ingredientes locais, mas com as técnicas francesas para enaltecer o sabor. E o processo de globalização só faz enriquecer ainda mais a culinária regional.

Outra tendência mundial é a crescente preocupação com a sustentabilidade e com uma gastronomia mais saudável e funcional. “Não tem sentido pensar em um prato que vai utilizar um pequeno carpaccio de melancia se eu não souber o que vou fazer com todo o resto dela, é um desperdício muito grande. Respeito ao alimento e a sustentabilidade, se for para agregar, tá valendo.”. É a inovação e o empreendedorismo por trás da gastronomia.

Não fique cozinhando em banho maria, fique atento as oportunidades do ecossistema empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.