Oséias Gomes
Segredos da Gestão Fácil

Por Oséias Gomes

Empreendedorismo
Oséias Gomes

Não me pergunte onde minha empresa estará nos próximos 5 anos!

Não há como se fazer mensurações a longo prazo quando estar disposto a mudar é necessário num mundo que se reinventa a todo momento

Não me pergunte onde minha empresa estará nos próximos 5 anos!
Não me pergunte onde minha empresa estará nos próximos 5 anos!

27 de agosto de 2020 - 14:50 - Atualizado em 28 de agosto de 2020 - 16:47

Se tem uma pergunta a qual eu não tenho resposta é essa “onde você pensa estar daqui 5 anos?”. Não há como se fazer mensurações a longo prazo quando estar disposto a mudar é necessário num mundo que se reinventa a todo momento. Se o clima mudar, as questões jurídicas se alterarem e o mercado for flutuante, sem dúvidas, você precisará de estratégias flexíveis para se manter relevante e competitivo no mercado.

Entenda que quando eu me refiro a “estar disposto a mudar” não me refiro a banalizações. Mudanças são bem-vindas quando necessário seja para adaptações, para inovações ou para abocanhar mais uma fatia de mercado, por exemplo. Quando se faz necessário mudar a gestão empresarial costumo dizer que a empresa ativa o modo “pata de elefante”.

Os elefantes, apesar do seu tamanho, são animais sensíveis e que sobrevivem na selva. Parte dessa competência em sobreviver se dá ao fato de que seu corpo é adaptado para mudar, mesmo com todo aquele tamanho. A pata do elefante é gelatinosa, ela tem a capacidade de se adaptar ao terreno, uma vez que ele não teria tempo de pular ou se esquivar de obstáculos. Quando o elefante pisa em um buraco ou pedra, a pata se adapta, sem deixá-lo cair. Em um negócio isso significa o peso do mercado, os avanços tecnológicos, a concorrência e o gosto das pessoas mudando cada vez mais rápido. Essa metáfora vale principalmente para as empresas grandes, pois se a sua “pata” não for adaptável ao terreno, existe nesse exato momento milhares de pequenas startups muito mais leves e prontas para levar a sua parcela do mercado. Quanto maior você for, mais visado é na floresta e mais genial precisa ser. Cada passo é um movimento e cada movimento é uma adaptação.

Portanto, não engesse sua empresa para que ela cumpra a meta que você idealizou para daqui cinco ou dez anos. Pense e planeja seus negócios para alcançar as metas antes mesmo do previsto, através de facilidades geniais, e para ser pata de elefante sempre que o mercado se mostrar necessário. Mantenha-se firme no seu propósito e flexível nas estratégias do mercado que você quer atuar. É isso. Espero vocês no próximo!