Oséias Gomes
Segredos da Gestão Fácil

Por Oséias Gomes

Empreendedorismo
Oséias Gomes

Empreendedor bom e de sucesso é aquele que sabe facilitar

Um empreendedor preparado sabe como facilitar os processos e o trabalho rumo ao crescimento.

Empreendedor bom e de sucesso é aquele que sabe facilitar

14 de outubro de 2020 - 18:26 - Atualizado em 19 de outubro de 2020 - 17:55

Aparentemente, existe um desconforto na mente de muitas pessoas quando se fala em preparação, pois muitos associam a constante busca de preparo com algo punitivo, como se deixasse a qualidade de vida de lado para estar sempre se aperfeiçoando profissionalmente. Você pode pensar: e a minha qualidade de vida? O meu momento de lazer? O empresário de sucesso precisa preparar sua mente para estar numa cadeira, à beira de uma piscina, por exemplo, e tranquilamente ler um livro ou um artigo de sua área, e não para estar à toa ou em mera procrastinação. Você pode e deve descansar e divertir-se, mas sem dar as costas àquilo que lhe sustenta e lhe provém. 

Imagine o sujeito em um belo parque, andando de bicicleta. É bem verdade que ele está confortável ali, curtindo a paisagem, a brisa no rosto… E é disso que eu quero falar. Por mais que ele esteja confortável, se ele parar de pedalar vai cair no chão. Viver a vida profissional é como se estivéssemos andando de bicicleta, porém sempre em movimento, sempre pedalando e confortável com o momento.  

Daí a necessidade de ler, se informar, perguntar, pesquisar. Eu não sou dentista, mas atuo na área de franquias odontológicas e me aprimoro diariamente sobre o mercado que estou, as tendências, as regras e é claro, as necessidades; sem esquecer de estudar gestão. Faço isso não como um compromisso chato, mas como uma construção daquilo que preciso para facilitar meu trabalho e como orientar adequadamente minha equipe de trabalho.

Sendo assim, é preciso ser consciente de que o ato de empreender não pode nascer apenas de um desejo ou de uma oportunidade. É necessário que tal ato venha aliançado com a viabilidade do projeto com conhecimento, e o máximo de domínio sobre o que se quer fazer. Somente assim o empreendimento fará sentido e se concretizará.

Aliás, quem estiver tentando emplacar a sua empresa, sua ideia ou fazer o seu negócio crescer mesmo em meio a tanta incerteza econômica, precisa entender que a facilidade é elemento universal do sucesso de um negócio. Funciona em qualquer tempo, em qualquer mercado, e eu poderia fazer um livro só de exemplos que confirmem a minha tese. Um empreendedor preparado sabe como facilitar os processos e o trabalho rumo ao crescimento. Gerar facilidades é trabalho do bom empreendedor e é oriunda de uma boa gestão.

Uma boa gestão é aquela que faz o negócio crescer exponencialmente por meio da geração de facilidades. As pessoas vivem hoje uma vida corrida e quem gera facilidade muitas vezes nem precisa brigar por preço, porque facilitar a vida de alguém literalmente não tem preço. Pense comigo: você, como cliente, encontrou um problema no produto que comprou e precisa resolver este problema, mas as burocracias são tantas, são tantos departamentos a passar, ouvidoria, protocolos e mais protocolos que você até desiste de resolver. E eu tenho a certeza de que nesta loja você não comprará mais e muito menos vai indica-la alguém. Pior que um problema para resolver é o cliente desejar comprar de você e ter difícil acesso ao que deseja.

Sugiro aos empreendedores que tentem passar por todos os processos que o seu cliente passa. Se você tem um e-commerce, por exemplo, facilite a pesquisa no seu site, faça uma compra, adicione itens ao carrinho e devolva-os, se necessário, teste tudo e tenha especialistas em suporte ao cliente prontos para conversar com aqueles que precisam de ajuda para tornar a experiência o mais simples possível. Descomplique!

Portanto, um empresário preparado no seu segmento, saberá facilitar os processos e tende a ter uma vida com mais qualidade, com mais sucesso, com mais metas batidas. Um empreendedor bem preparado, valerá por dois.