por Kauana

Covid-19. Doença que nos pegou desprevenidos, e sem folga, ainda deixa grandes rastros dia após dia. Afetou diretamente o cenário empresarial colocando a economia de nosso país, que já não estava aquelas coisas, em uma situação mais crítica ainda. 

Foi a responsável também por desacelerar o processo de aprendizado de muitas crianças e adolescentes, que viram nesse quase um ano e meio de pandemia os estudos caírem drasticamente de produção. Trouxe uma dificuldade maior para aqueles alunos em transição de ensino que se iniciam no ensino médio e a partir da quinta série, onde as matérias e assuntos ganham complexidade. 

Para tentar driblar a pandemia que tem afetado a educação brasileira, alguns projetos de aulas híbridas e totalmente online entraram em vigor. Essa ação se tornou realidade muito mais por parte dos professores e educadores do que uma ação direta governamental.

A aula online é algo totalmente diferente do modo presencial, onde a conexão entre aluno e professor é muito maior. Pensando nessa falta de conectividade no processo de aprendizado, uma solução híbrida foi apresentada. Nele o professor é auxiliado pelas tecnologias para que os alunos possam iniciar em qualquer lugar as aulas. 

O ensino híbrido junta o síncrono, com o assíncrono, que não depende do professor estar junto no mesmo momento com o aluno

Luiz Andrioli – Diretor de Conteúdo e Negócios na PRÓ-EAD.

Inovações na educação

Em média, somos bombardeados todos os dias pelas diferenças econômicas e educacionais. Sempre um passo defasado do resto da população mundial, nós brasileiros sentimos extrema dificuldade em estar no mesmo nível educacional do resto do mundo. 

O primeiro passo para acontecer uma inovação imediata em nossa educação é criar uma consciência em massa para designar mais respeito aos nossos profissionais da educação. 

Primeiro é preciso se concentrar nos conteúdos que são ensinados para os nossos alunos, e deixar para incorporar o uso de tecnologias, como tablets, computadores, posteriormente. 

Inovar é dar um salário decente para o professor

Luiz Andrioli – Diretor de Conteúdo e Negócios na PRÓ-EAD


A inovação deve ser um ponto de partida para um crescimento educacional que supra as necessidades da população, e que seja de forma pública. Que os mesmos conteúdos usados em escolas particulares, seja o do ensino público.

Para que isso seja uma realidade, é preciso que se defina corretamente o que é educação, pois ela não está somente nas escolas e salas de aula. A educação nos acompanha muito além, ela está em todo canto, e tudo pode ser um ação de aprendizado

De forma não tão esperada a inovação chegou na educação acelerada por conta do novo coronavírus, apresentando soluções de ensino online. Isso permitiu que o aluno possa realizar suas tarefas e estudos em lugares remotos, diante de seu celular ou tablet. Mesmo necessário, não foi benéfico para muitos, pois nem todos têm o privilégio de possuir essas tecnologias

Quais inovações tecnológicas podem melhorar a educação

Agora, mais do que nunca, é hora de unir toda força e todo conhecimento possível para alimentar a educação nacional. É a hora de juntar recursos e transmitir conhecimento de todas as formas. 

Uma das propostas foi colocar o ensino em diferentes plataformas, como as aulas municipais transmitidas em canais de televisão, oferecidos pelo governo. Também o uso de salas de videochamadas para maior interação de aluno e professor, mas não basta! É preciso mergulhar no digital e extrair dele os melhores recursos.

A exemplo disso, use a nova forma de comunicação que está dominando grande parte da população, os podcasts! Similares ao formato do rádio, é uma excelente ferramenta, ágil, prática e inovadora que pode levar o conhecimento para todo canto. 

Acompanhe nosso bate-papo completo:

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

5 abr 2021, às 01h04. Atualizado em: 15 jun 2021 às 10h05.

No Ar

Balanço Geral Curitiba

As principais notícias de Curitiba e região, de segunda a sábado. Acompanhe com Matheus Furlan.

🔴AO VIVO
Mostrar próximo post
Carregando