Empreendedorismo

CINQ: Conheça porque uma empresa de tecnologia recebeu o prêmio de Consagração Pública Municipal.

Kauana
Kauana

9 de setembro de 2019 - 00:00 - Atualizado em 9 de setembro de 2019 - 00:00

Em um cenário onde tanto falamos de tecnologia, a empresa CINQ Technologies é uma grande referência. A CINQ Technologies é uma Fábrica de Software Ágil, certificada em CMMI nível 3 e com mais de dez anos de experiência e cultura com a aplicação do framework Scrum em projetos de solução de software para corporações no Brasil e no exterior, combinando Design Thinking, Práticas Ágeis, Processos de Qualidade de Software e Gestão da Inovação para criar e construir soluções de transformação digital.

Um de seus líderes, Edson Althoff, é um dos mentores do Projeto Jovem Empresário na área de novas tecnologias. Para permanecer inovador, Edson tem um perfil empreendedor bastante analítico e gosta muito de avaliar todas os cenários antes de tomar decisões. Para ele, empreender sempre está associado a oportunidades e riscos. Isso é independente do local, do tipo de negócio e da época.

“Por isso, sempre gosto de analisar muito bem as melhores formas de minimizar os riscos e buscar boas oportunidades!”, relata Edson.

Apesar de trabalhar diretamente com desenvolvimento de novas tecnologias de forma inovadora, Edson apresenta uma reação bastante ponderada, sempre tomando as suas decisões baseadas em muita análise e informação. E sua análise, o futuro é dos empreendedores:

“Eu sei que a economia necessita de empreendedores que agreguem valor a produtos e serviços, que girem a economia, que gerem empregos e que com isso melhore todo um ecossistema ligado à sua atividade, desenvolvendo negócios, empresas e principalmente pessoas!”. Portanto, se você quer estar a frente do mercado no futuro, empreenda.

A CINQ ganhou reconhecido destaque numa área que é a do desenvolvimento de softwares sob medida, que está bastante aquecida e, por consequência, bastante concorrida, onde o principal gargalo é a formação de recursos humanos, que sempre está menor que o crescimento da demanda. Para manter a empresa ativa e competitiva, o maior desafio foi o de atrair, reter e desenvolver novos talentos. “Temos um programa interno na nossa empresa que é justamente focado nesse tripé de atração, retenção e desenvolvimento de pessoas.”, explica Edson, garantindo que investir em formação humana é um diferencial da empresa no mercado.

A CINQ atua no mercado de forma muito inovadora. Combina a inovação e criatividade de uma startup com a maturidade, experiência e os processos estruturados de uma empresa certificada de software. Além disso, está entre as 100 melhores do Brasil há 8 anos consecutivos na sua área de atuação como uma empresa GPTW (Great Place to Work). E para complementar, esse ano ficou entre os 3 finalistas do Prêmio Nacional de Inovação na categoria Gestão da Inovação — Médias Empresas, que é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Mesmo sendo uma empresa voltada as novas tecnologias, a tecnologia e a inovação também impactam no seu negócio, e muito! “A cada dia surgem novidades na área de tecnologia, que é justamente onde atuamos. Temos que estar sempre bem informados e atualizados com essa evolução. A inovação faz parte do nosso DNA e dos nossos negócios. O perfil dos nossos clientes são bastante voltado a essas evoluções tecnológicas, bem como a inovação. Portanto, o impacto é bastante grande!”, ou seja, não dá para esperar a tecnologia chegar, é preciso se antecipar a ela.

A CINQ foi fundada há 27 anos, e nesse período já vivenciou muitas oscilações econômicas, políticas e do próprio negócio. Hoje se destaca como uma das maiores empresas de desenvolvimento de software em Curitiba, se tornando referência no ecossistema local. A CINQ acredita que pode passar a sua experiência adiante, participando ativamente das frentes de grupos de trabalhos, associações, eventos e seminários voltados o desenvolvimento de software, e com isto a sua experiência acabará influenciando aqueles que estão em um estágio mais inicial de seus negócios. Assim a CINQ consolida a sua ação social.

Para finalizar, Edson deixa aquela palavra de motivação para quem está começando agora:

“Eu sou um otimista por natureza. Sempre acredito que as coisas darão certo, no seu tempo! Portanto, nunca deixe de acreditar que um sonho se tornará realidade. Faça as ações que devem ser feitas e acima de tudo acredite no seu potencial!.

Fique atento as oportunidades do ecossistema empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.